Professor cria nova metodologia para ensinar a tabuada mais fácil
Objetivo é estimular os alunos a aprender de forma divertida
É frequente ouvir os alunos falarem que odeiam matemática e até acham um “bicho de sete cabeças”. Segundo o professor Wilton Francisco, isso acontece porque os alunos não conseguem dominar o conteúdo e uma das causas principais é por acharem difícil aprender a tabuada.
Pensando nessa problemática, o especialista em Educação Matemática, graduado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), criou o Projeto Tabuando, com o objetivo de estimular o educando a aprender a tabuada de forma divertida, pois quando se domina essa tabela de números inventada por Pitágoras, o aprendizado fica mais rápido e fácil de resolver cálculos, tornando a aula mais divertida e atrativa.
A nova metodologia, criada a partir de uma adaptação do Soletrando, do Caldeirão do Huck (TV Globo), está sendo testada na Escola Estadual Dr. José Tavares, na Baixa Grande, em Arapiraca, com todos os alunos do Ensino Fundamental II. O professor acredita que logo o projeto será estendido para outras escolas das redes estadual e municipal.
“A gente seleciona um grupo de três alunos de cada série. Na 1ª fase cada aluno do grupo tem um minuto para responder três questões da tabuada simples de multiplicação. Avança de etapa quem acertar o maior número de perguntas. Na demais fases a dinâmica se repete, mas os cálculos são mais extensos um pouquinho, tentando trabalhar outras operações básicas de matemática”, explicou o especialista.
A 1ª fase teve início nesta terça-feira (17) e de acordo com o especialista em matemática, o projeto objetiva também uma competição saudável que envolve a todos, possibilitando maior interação entre os alunos. São trabalhadas as dificuldades em tabuada especialmente em multiplicação. A fase final será feita entre as salas de aula e os alunos tem alguns dias para estudar.
Veja também
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
