Deputado requer instalação de delegacia especializada em crimes cibernéticos
Inácio Loiola diz que muitas pessoas são vítimas de golpes no ambiente virtual
Em virtude do auto número de crime praticados por meio da Internet (cybercrimes), o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) apresentou uma indicação solicitando ao Governo do Estado, por meio da secretaria de Segurança Pública, a criação de uma delegacia especializada contra crimes virtuais.
“Desde que a internet surgiu e as redes sociais viraram a melhor companhia das pessoas, as autoridades policiais do mundo passaram a receber muitas demandas de delitos no ambiente virtual”, disse Loiola.
A indicação nº 661/2018 foi protocolada no último dia 29 de maio e aguarda sua apreciação no plenário da Casa de Tavares Bastos.
Crimes virtuais - são os crimes praticados através da internet ou computadores. Os criminosos buscam atingir a própria vítima ou apenas o computador dela. Alguns também buscam atingir uma rede de computadores completa, como as de empresas, organizações e órgãos públicos.
Independente do objetivo ou forma de praticar, esses crimes podem ser punidos a partir da denúncia, podendo levar a detenção do criminoso e ao pagamento de multa. Ao denunciar um crime virtual, será possível contribuir para impedir que esses crimes continuem.
Alguns dos exemplos de crimes virtuais são: roubo de informações, desvio de dinheiro de contas bancárias, sites falsos de compra eletrônica, crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), ameaças, falsidade ideológica, entre outros.
Atualmente as vítimas procuram as delegacias da Polícia Civil. Embora muitos casos possam não ser solucionados, a denúncia é a melhor forma de evitar que os criminosos sigam praticando esses crimes. Assim, a partir desse momento, é essencial que a vítima busque se proteger e auxiliar outras pessoas vítimas de crimes virtuais.
Veja também
Últimas notícias
Carlos diz que hospital perto não garante atendimento ágil a Bolsonaro
Governo Trump, no entanto, mantém acusação de narcotraficante
Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital e exige laudo médico
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
Lutador de Muay Thai é preso suspeito de matar professor após discussão por dívida trabalhista
Jovem de 21 anos é assassinado a tiros na Vila Betel, em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
