Arapiraca sedia conferência sobre os direitos da população de rua
Evento também conta com lançamento de documentário sobre o tema
Pesquisadores, advogados e estudantes de direito se reúnem, nesta sexta-feira (03), na Casa de Cultura de Arapiraca, para discutir as condições das pessoas em situação de rua. A I Conferência Direito, Ruas e Vulnerabilidades ocorre após a semana em que o tema voltou a ser assunto em Alagoas, que, nos sete primeiros meses de 2018, acumula 13 moradores de rua assassinados. Aberto ao público, o evento é um desdobramento de um projeto de extensão da Faculdade Regional da Bahia - UNIRB - Unidade Arapiraca, que buscou identificar até que ponto à justiça atende a essa parcela da população.
O objetivo é levar a discussão para além do meio acadêmico e encontrar soluções viáveis para o abandono da população de rua, por parte da sociedade e do serviço público. Para isso, a conferência contará com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pesquisadores, estudantes, representantes da assistência social do município e com a coordenação do Centro POP, local de acolhimento diurno para pessoas em situação de vulnerabilidade. Para um dos idealizadores do projeto, o advogado e professor Gabriel Viana, será um passo importante para visibilizar as necessidades da população de rua.
“Vamos discutir essa questão sob a perspectiva do Direito. Não podemos continuar discutindo Direito, leis e códigos estáticos, aplicados em gabinetes climatizados, enquanto tivermos pessoas sem acesso a garantias mínimas. Não podemos esconder embaixo de um tapete o verdadeiro motivo pelo qual o Direito existe: assegurar justiça a todos. Não adianta, para mim, que nos prendamos em uma sala de aula ou um escritório, para ensinar, aprender ou aplicar o que é Direito, sem que o mesmo seja tocado e visto de perto. Livros ensinam, mas a realidade reforça o saber e nos faz mais cientes de quem nós somos e para onde vamos." diz o professor.
Ruas sem direito
Além da I Conferência Direito, Ruas e Vulnerabilidades, um documentário produzido pelos estudantes será exibido para o público presente. O filme Ruas Sem Direitos foi filmado em Arapiraca, a partir das vivências e histórias dos acolhidos pelo Centro Pop da cidade do Agreste alagoano.
“Essa ideia contou com parceiros, como a Profª Paula Laíse Ribeiro Silva, Prof. Ailton da Costa e Prof. José Marques. O Prof. Ailton, que é cineasta e proprietário da produtora Costa Livre Filmes, fez a produção e a finalização do filme. Não podendo esquecer os alunos do primeiro semestre do Curso de Direito dessa instituição e os integrantes do Projeto Ominira. Mas, os protagonistas foram os acolhidos do Centro POP, que compartilharam suas vivências e ensinaram bastante a todos nós”, completa Gabriel Viana, reforçando o convite para que a população participe do encontro e da discussão.
Serviço
I Conferência Direito, Ruas e Vulnerabilidades e lançamento do documentário “Ruas sem Direitos”
Data e horário: Sexta, 3 de agosto, às 9h
Local: Casa da Cultura de Arapiraca
Aberto ao público
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
