Arapiraca sedia conferência sobre os direitos da população de rua
Evento também conta com lançamento de documentário sobre o tema
Pesquisadores, advogados e estudantes de direito se reúnem, nesta sexta-feira (03), na Casa de Cultura de Arapiraca, para discutir as condições das pessoas em situação de rua. A I Conferência Direito, Ruas e Vulnerabilidades ocorre após a semana em que o tema voltou a ser assunto em Alagoas, que, nos sete primeiros meses de 2018, acumula 13 moradores de rua assassinados. Aberto ao público, o evento é um desdobramento de um projeto de extensão da Faculdade Regional da Bahia - UNIRB - Unidade Arapiraca, que buscou identificar até que ponto à justiça atende a essa parcela da população.
O objetivo é levar a discussão para além do meio acadêmico e encontrar soluções viáveis para o abandono da população de rua, por parte da sociedade e do serviço público. Para isso, a conferência contará com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pesquisadores, estudantes, representantes da assistência social do município e com a coordenação do Centro POP, local de acolhimento diurno para pessoas em situação de vulnerabilidade. Para um dos idealizadores do projeto, o advogado e professor Gabriel Viana, será um passo importante para visibilizar as necessidades da população de rua.
“Vamos discutir essa questão sob a perspectiva do Direito. Não podemos continuar discutindo Direito, leis e códigos estáticos, aplicados em gabinetes climatizados, enquanto tivermos pessoas sem acesso a garantias mínimas. Não podemos esconder embaixo de um tapete o verdadeiro motivo pelo qual o Direito existe: assegurar justiça a todos. Não adianta, para mim, que nos prendamos em uma sala de aula ou um escritório, para ensinar, aprender ou aplicar o que é Direito, sem que o mesmo seja tocado e visto de perto. Livros ensinam, mas a realidade reforça o saber e nos faz mais cientes de quem nós somos e para onde vamos." diz o professor.
Ruas sem direito
Além da I Conferência Direito, Ruas e Vulnerabilidades, um documentário produzido pelos estudantes será exibido para o público presente. O filme Ruas Sem Direitos foi filmado em Arapiraca, a partir das vivências e histórias dos acolhidos pelo Centro Pop da cidade do Agreste alagoano.
“Essa ideia contou com parceiros, como a Profª Paula Laíse Ribeiro Silva, Prof. Ailton da Costa e Prof. José Marques. O Prof. Ailton, que é cineasta e proprietário da produtora Costa Livre Filmes, fez a produção e a finalização do filme. Não podendo esquecer os alunos do primeiro semestre do Curso de Direito dessa instituição e os integrantes do Projeto Ominira. Mas, os protagonistas foram os acolhidos do Centro POP, que compartilharam suas vivências e ensinaram bastante a todos nós”, completa Gabriel Viana, reforçando o convite para que a população participe do encontro e da discussão.
Serviço
I Conferência Direito, Ruas e Vulnerabilidades e lançamento do documentário “Ruas sem Direitos”
Data e horário: Sexta, 3 de agosto, às 9h
Local: Casa da Cultura de Arapiraca
Aberto ao público
Veja também
Últimas notícias
Homem é condenado a mais de 27 anos por matar vítima que tentou impedir tráfico de drogas
Intervenção emergencial: BRK realiza reparo de vazamento de grande porte no Feitosa
Câmara de Maceió concede moção de aplauso para guardas municipais
Caio Bebeto critica MST e protagoniza embate em sessão da Câmara
Suspeito de matar homem a pauladas é preso poucas horas após o crime em União dos Palmares
Homem é preso com 30 kg de maconha no Aeroporto Zumbi dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
