Olho d´Água grande realiza 8ª Conferência de Assistência social
Evento abordou o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS"
Aconteceu na cidade Olho d'Água Grande, no Sertão de Alagoas, nessa quarta feira (12), a 8º conferência municipal de assistência social com a conferencista Sheyla Alves que abordou o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento contou com a presença dos vereadores do município, servidores, assistentes sociais, estudantes e a população que compareceu em massa ao evento.
Na abertura, o prefeito José Adelson enfatizou o apoio ao fortalecimento nos serviços sociais do município que hoje conta com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), organizado em um Cras com capacidade de atendimento de até 2.500 famílias, distribuídos na zona urbana e rural do município; e com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com 11 coletivos que funcionam no centro da cidade, no Povoado de Ponta da Serra, no Povoado Poço Cumprido, no Povoado Barra Dantas e Povoado Borges, oferecendo atividades para crianças, adolescentes e idosos.
José Adelson disse que em 6 meses de gestão as principais ações na Assistência Social foram:
- Reativação do Conselho Municipal de Assistência Social, que encontrava-se sem reuniões;
- Aprovação do Termo de Aceite do Programa Criança Feliz que atenderá crianças e gestantes do município;
- Implantação do Creas Municipal que irá atender usuários em situação de violência;
- Reativação do Cofinanciamento Federal, a qual os repasses federais estavam suspensos e conseguimos regularizar a situação do município;
A secretaria de Assistência Social, Patrícia Sandes, em seu depoimento garantiu que a cada dia o comprometimento da gestão a população de Olho d'Água Grande é fortalecida e que o prefeito José adelson tem como prioridade os serviços sociais do município
O presidente da câmara de vereadores Roninho comentou a reportagem que a assistência social teve um desenvolvimento na gestão que em anos não teve ou nem existia. E que o trabalho está sendo elaborado por todos e fortalecendo as ações.
No decorrer do dia os participantes montaram quatro grupos com diversos temas para debater e criar pontos e propostas para fortalecer as ações da assistência social no município.