CCJ aprova nome de Dandara dos Palmares como heroína da Pátria
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (7) a inclusão do nome de Dandara dos Palmares no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Casada com Zumbi dos Palmares, Dandara teve papel fundamental na liderança de Zumbi, sendo considerada uma guerreira por lutar bravamente pela liberdade de negras e negros. O texto segue para o Senado.
“Ainda no século XVII já se opunha à escravidão, cuja consolidação só veio a ocorrer mais de duzentos anos depois. É a prova mais evidente de que Dandara é uma mulher que viveu à frente de seu tempo”, disse o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que apresentou parecer pela constitucionalidade da proposta – Projeto de Lei 6590/16, do deputado Valmir Assunção (PT-BA).
Valente também defendeu emenda aprovada na Comissão de Cultura, que atualiza e adapta o projeto aos termos da Lei 13.433/17. Essa lei alterou o nome do Livro dos Heróis da Pátria para Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.O livro está guardado no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e faz o registro perpétuo do nome dos brasileiros ou de grupos de três brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo.
Dandara viveu na segunda metade do século XVII, na região da Serra da Barriga, mais precisamente no local conhecido como Quilombo dos Palmares, na então capitania de Pernambuco, hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no Estado de Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
