Professores da rede estadual são homenageados por avanço no Ideb
Gestores escolares e professores da rede estadual de ensino receberam, na manhã desta quinta-feira (13), na cidade de Arapiraca, Certificados de Honra ao Mérito por conta do crescimento e avanço das notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A representante da 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere), Eliete Rocha, enalteceu o esforço conjunto dos diretores, articuladores de ensino, professores, alunos e de todos os que fazem a Educação em Alagoas.
Ela também destacou o apoio do Governo de Alagoas e de toda a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) durante a entrega dos certificados, na abertura do Curso de Formação Continuada para Gestores Escolares, tendo como local o auditório da Escola Estadual Professora Izaura Antônia Lisboa (Epial).
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), que divulgou o resultado no início deste mês, a rede de ensino de Alagoas obteve o terceiro melhor crescimento entre os estados que conseguiram atingir as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Nas metas atingidas, Alagoas ficou em terceiro lugar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atrás apenas de Ceará e Minas Gerais, e está junto com maiores crescimentos no período: Ceará e Piauí.
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota, e é divulgado a cada dois anos.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Alagoas subiu de 4,7 para 5,2 ultrapassando a meta estabelecida para o estado.
No ranking nacional, Alagoas saiu da 26º para a 20º posição.
Ainda no Ensino Fundamental, nos anos finais, o estado subiu de 3,5 para 4,2. No ranking dos estados, Alagoas sai da penúltima posição para ocupar agora o 19º lugar.
Para ter uma ideia do avanço, no ano de 2012, Alagoas era o último colocado no Brasil com Ideb 2,9.
O MEC também divulgou o resultado no Ensino Médio. A rede estadual passou de 3,1 para 3,5 pontos no geral, e deixou a última colocação para ocupar agora a16ª no ranking nacional, superando os estados do Mato Grosso, Paraíba, Sergipe, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará e Bahia.
Reconhecimento
Dentre as escolas ligadas à Gerência Regional de Ensino, sediada em Arapiraca, a que obteve maior nota foi o Colégio Militar Tiradentes (Arapiraca) com expressivos 6,9 pontos, Escola Adriano Jorge (Arapiraca) com 5,0 pontos e Moreno Brandão (Traipu) com 5,0 pontos.
Devido ao significativo avanço nas notas do Ideb, gestores de 27 escolas foram homenageados nesta quinta-feira, com a entrega dos certificados de honra ao mérito.
Veja a relação das unidades de ensino:
- Escola Estadual Rotary - Arapiraca
- Escola Estadual Manoel Leandro - Feira Grande
- Escola Estadual Quintela Cavalcanti- Arapiraca
- Escola Estadual Manoel Lúcio - Arapiraca
- Escola Estadual Manoel André - Arapiraca
- Escola Estadual José Tavares - Arapiraca
- Escola Estadual Olímpia Tenório - Girau do Ponciano
- Escola Estadual Santos Ferraz - Taquarana
- Colégio Tiradentes - Arapiraca
- Escola Estadual Adriano Jorge - Arapiraca
- Escola Estadual Arthur Ramos - Arapiraca
- Escola Estadual Aurino Maciel - Arapiraca
- Escola Estadual Costa Rêgo - Arapiraca
- Escola Estadual Professora Izaura Lisboa Epial - Arapiraca
- Escola Estadual Álvaro Paes - Coité do Nóia
- Escola Estadual Francisco Domingues - Limoeiro de Anadia
- Escola Estadual Lions Club - Arapiraca
- Escola Estadual Maria Avelina - Traipu
- Escola Estadual Padre Jefferson - Arapiraca
- Escola Estadual Deputado Gilvan Barros - Girau do Ponciano
- Escola Estadual Moreno Brandão - Traipu
- Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premen) - Arapiraca
- Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição- Lagoa da Canoa
- Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição - Craíbas
- Escola Estadual José Enoque de Barros - Girau do Ponciano
- Escola Estadual Pedro Reis - Arapiraca
- Escola Estadual Moacir Teófilo - Arapiraca
Veja também
Últimas notícias
Polícia inicia investigação do caso de envenenamento com três vítimas em Penedo
Operação prende 11 suspeitos de integrar facção Comando Vermelho em Maceió e região
Prefeitura de Japaratinga anuncia cursos gratuitos de gastronomia na carreta-escola
Dupla mascarada rende funcionários e rouba caixa de mercado no interior de AL
Casal suspeito de assaltar farmácia é preso com moto roubada em Arapiraca
PM apreende arma falsa e mais de 400 pinos de cocaína descartados por suspeitos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
