Ideb de União dos Palmares cresce e já ultrapassa a meta de 2021
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica avalia a qualidade de aprendizagem dos alunos

Em União dos Palmares, as escolas municipais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e ultrapassaram as metas de 2019 e 2021 para os anos iniciais (5º anos), respectivamente, 4.5 e 4.8, a nota atual é 5.2. Em comparativo com 2015, o aumento desta nota foi em cerca de 20%. Já nos anos finais (9º anos), a nota também supera a meta de 2017 (3.8) e corresponde a de 2019, que é 4.1. Também apresentando crescimento em relação a 2015, que registrava 3.0.
“Comparado com os anos anteriores, o crescimento do IDEB de 2017 foi extremamente significativo e só nos reforça o quanto nossa educação está no caminho certo rumo a cada vez mais avanços”, ressalta o prefeito, Areski Freitas (Kil), que também já exerceu o cargo de secretário de educação do município.
A secretária de educação, Rimelc Shirley, atribui esse resultado ao trabalho que a gestão vem desenvolvendo, com capacitações para os profissionais, reforço escolar, atividades extracurriculares e outros projetos para estimular a aprendizagem dos alunos, além de investimentos em melhorias estruturais para as escolas. “Isso é fruto da dedicação e empenho de toda nossa equipe, que transforma a educação num compromisso sério com a população”, disse Rimelc.
A secretária ainda ressalta que o município tem 25 escolas mais os anexos da zona rural, que recebem cerca de 9 mil alunos. Para ter acesso a essa nota, o IDEB avaliou 37 turmas de 5º anos da rede municipal de ensino e mais 19 turmas de 9º anos referentes aos anos finais. “Temos o maior quantitativo da região de turmas avaliadas, são 56 ao total, o que traz para o município maior responsabilidade com a qualidade da educação, pois os resultados contribuem significativamente para o resultado geral do IDEB do Estado de Alagoas”, finaliza.
O IDEB é usado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino em toda a rede pública. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
