Ideb de União dos Palmares cresce e já ultrapassa a meta de 2021
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica avalia a qualidade de aprendizagem dos alunos
Em União dos Palmares, as escolas municipais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e ultrapassaram as metas de 2019 e 2021 para os anos iniciais (5º anos), respectivamente, 4.5 e 4.8, a nota atual é 5.2. Em comparativo com 2015, o aumento desta nota foi em cerca de 20%. Já nos anos finais (9º anos), a nota também supera a meta de 2017 (3.8) e corresponde a de 2019, que é 4.1. Também apresentando crescimento em relação a 2015, que registrava 3.0.
“Comparado com os anos anteriores, o crescimento do IDEB de 2017 foi extremamente significativo e só nos reforça o quanto nossa educação está no caminho certo rumo a cada vez mais avanços”, ressalta o prefeito, Areski Freitas (Kil), que também já exerceu o cargo de secretário de educação do município.
A secretária de educação, Rimelc Shirley, atribui esse resultado ao trabalho que a gestão vem desenvolvendo, com capacitações para os profissionais, reforço escolar, atividades extracurriculares e outros projetos para estimular a aprendizagem dos alunos, além de investimentos em melhorias estruturais para as escolas. “Isso é fruto da dedicação e empenho de toda nossa equipe, que transforma a educação num compromisso sério com a população”, disse Rimelc.
A secretária ainda ressalta que o município tem 25 escolas mais os anexos da zona rural, que recebem cerca de 9 mil alunos. Para ter acesso a essa nota, o IDEB avaliou 37 turmas de 5º anos da rede municipal de ensino e mais 19 turmas de 9º anos referentes aos anos finais. “Temos o maior quantitativo da região de turmas avaliadas, são 56 ao total, o que traz para o município maior responsabilidade com a qualidade da educação, pois os resultados contribuem significativamente para o resultado geral do IDEB do Estado de Alagoas”, finaliza.
O IDEB é usado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino em toda a rede pública. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
Veja também
Últimas notícias
Chefe do Comando Vermelho em Marechal Deodoro é capturado em Santa Catarina
Homem é assassinado a tiros dentro do próprio apartamento em Rio Largo; vizinho é suspeito
Ex-companheiro da tia de Rico Melquiades é liberado após audiência de custódia
Carreta quebrada provoca congestionamento na BR-101, entre Junqueiro e Teotônio Vilela
Prêmio da Mega da Virada chega a R$ 1 bilhão; maior prêmio da história
Jovem de Feira Grande morre no Espírito Santo após ser esfaqueado
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
