Ideb de União dos Palmares cresce e já ultrapassa a meta de 2021
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica avalia a qualidade de aprendizagem dos alunos

Em União dos Palmares, as escolas municipais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e ultrapassaram as metas de 2019 e 2021 para os anos iniciais (5º anos), respectivamente, 4.5 e 4.8, a nota atual é 5.2. Em comparativo com 2015, o aumento desta nota foi em cerca de 20%. Já nos anos finais (9º anos), a nota também supera a meta de 2017 (3.8) e corresponde a de 2019, que é 4.1. Também apresentando crescimento em relação a 2015, que registrava 3.0.
“Comparado com os anos anteriores, o crescimento do IDEB de 2017 foi extremamente significativo e só nos reforça o quanto nossa educação está no caminho certo rumo a cada vez mais avanços”, ressalta o prefeito, Areski Freitas (Kil), que também já exerceu o cargo de secretário de educação do município.
A secretária de educação, Rimelc Shirley, atribui esse resultado ao trabalho que a gestão vem desenvolvendo, com capacitações para os profissionais, reforço escolar, atividades extracurriculares e outros projetos para estimular a aprendizagem dos alunos, além de investimentos em melhorias estruturais para as escolas. “Isso é fruto da dedicação e empenho de toda nossa equipe, que transforma a educação num compromisso sério com a população”, disse Rimelc.
A secretária ainda ressalta que o município tem 25 escolas mais os anexos da zona rural, que recebem cerca de 9 mil alunos. Para ter acesso a essa nota, o IDEB avaliou 37 turmas de 5º anos da rede municipal de ensino e mais 19 turmas de 9º anos referentes aos anos finais. “Temos o maior quantitativo da região de turmas avaliadas, são 56 ao total, o que traz para o município maior responsabilidade com a qualidade da educação, pois os resultados contribuem significativamente para o resultado geral do IDEB do Estado de Alagoas”, finaliza.
O IDEB é usado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino em toda a rede pública. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
Veja também
Últimas notícias

Em decisão unânime, STF condena Zambelli e hacker por invasão ao sistema do CNJ

Cantora Valesca Mayssa se apresenta hoje no município de São Luís do Quitunde

Trio tenta fugir, mas é detido com drogas, armas e munições no município de Rio Largo

Homem é preso por espancar companheira e agredir os filhos dela em Maceió

Mulher é agredida por colega de trabalho em circo e dá entrada em hospital no interior de AL

Criminoso invade escola e leva TV e aparelho de som em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
