Acusados de matar PM em Penedo serão julgados nesta quarta
Dando continuidade ao Mês Nacional do Júri, 11 julgamentos foram pautados pelo Tribunal de Justiça de Alagoas para esta quarta-feira (7), em Maceió e no interior. A força-tarefa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorre em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública e os órgãos de segurança do Estado, durante o mês de novembro.
Em Penedo, os réus Jadson Batista Soares Santos e Leandro dos Santos, acusados de envolvimento na morte do policial militar Laércio Santos Lira em agosto de 2016, irão a júri popular às 8h. A sessão será conduzida pelo juiz da 4ª Vara da Comarca, Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva.
Segundo a denúncia, a vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo. O crime teria sido encomendado por Jadson Batista. O réu achava que o PM Laércio Santos, que estava na reserva, denunciava para outros policiais e dificultava o tráfico de drogas da região.
Testemunhas afirmam que Jadson Batista morava perto da vítima e tinha várias desavenças com ela. Segundo os depoimentos, um dos atritos entre o réu e o PM foi devido a uma apreensão da moto do acusado, feita por Laércio durante uma blitz dois anos antes do crime.
O segundo acusado, Leandro dos Santos, é apontado como um dos executores por ter efetuado os disparos. O homem que pilotava a moto na noite do crime morreu no dia seguinte, durante um confronto com a polícia.
O Mês do Júri vai até o dia 30 de novembro, com 150 processos pautados, todos envolvendo crimes contra a vida.