FPI promove palestra para pescadores e condutores de embarcação em Pão de Açúcar
Mais de trinta pescadores e condutores de embarcação estiveram reunidos na sede da Associação Z-20 Costa Rego em Pão de Açúcar, município do Sertão alagoano, para uma palestra com profissionais da Marinha do Brasil e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), na tarde desta terça-feira (13). A ação faz parte da programação educacional da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, coordenada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).
Com o tema “Recomendação de Segurança da Navegação aos Comandantes e Pescadores, e Educação Ambiental”, a palestra foi pautada em temas como competências do comandante de bordo, aviso de mau tempo, estabilidade em alto mar, procedimentos de treinamento e emergência marítima. Além de abordar práticas sustentáveis para preservação do meio ambiente.
O presidente da Associação dos Pescadores, Genivaldo Bezerra, conta que palestras como esta são essenciais para o trabalho de forma segura e legal com a pesca no São Francisco. “Quantos mais conhecimento melhor. Isso porque, às vezes, a gente acha que tá fazendo a coisa certa é está fazendo uma coisa ilegal”, contou.
Ainda segundo o pescador preservar a natureza e o Rio São Francisco é essencial para a vida do povo e das cidades ribeirinhas. “Se a gente preservar é mais alimento para nossa mesa. Se a gente degradar, amanhã vai faltar alimento. A gente depende do peixe, depende do São Francisco, já está nessas condições, se a gente não se mexer vai ser pior”, completou Genivaldo que representa, por meio da Associação, mais de quatrocentos pescadores de Pão de Açúcar.
À frente da palestra, o Capitao de Fragata Haron e o Capitão-Tenente Bonfim, da Marinha do Brasil explicam que, mesmo a região não tendo um registro significativo de acidentes náuticos, esse trabalho educativo e preventivo é constante.
“Tivemos pouquíssimos casos nos últimos anos e acredito que seja fruto de um trabalho de conscientização que já vem sendo feito há algum tempo. Dentro desse mote, com a colaboração do IMA, trazemos também esses aspectos de preservação do meio ambiente, dos peixes do Rio São Francisco e de toda a fauna da região”, explica o capitão-tenente.
Ao fim da palestra, pescadores e condutores de embarcação ainda receberam coletes salva-vidas cedidos pela Marinha e o Ministério Público de Alagoas como parte da campanha de conscientização para as medidas de segurança.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
