FPI promove palestra para pescadores e condutores de embarcação em Pão de Açúcar
Mais de trinta pescadores e condutores de embarcação estiveram reunidos na sede da Associação Z-20 Costa Rego em Pão de Açúcar, município do Sertão alagoano, para uma palestra com profissionais da Marinha do Brasil e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), na tarde desta terça-feira (13). A ação faz parte da programação educacional da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, coordenada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).
Com o tema “Recomendação de Segurança da Navegação aos Comandantes e Pescadores, e Educação Ambiental”, a palestra foi pautada em temas como competências do comandante de bordo, aviso de mau tempo, estabilidade em alto mar, procedimentos de treinamento e emergência marítima. Além de abordar práticas sustentáveis para preservação do meio ambiente.
O presidente da Associação dos Pescadores, Genivaldo Bezerra, conta que palestras como esta são essenciais para o trabalho de forma segura e legal com a pesca no São Francisco. “Quantos mais conhecimento melhor. Isso porque, às vezes, a gente acha que tá fazendo a coisa certa é está fazendo uma coisa ilegal”, contou.
Ainda segundo o pescador preservar a natureza e o Rio São Francisco é essencial para a vida do povo e das cidades ribeirinhas. “Se a gente preservar é mais alimento para nossa mesa. Se a gente degradar, amanhã vai faltar alimento. A gente depende do peixe, depende do São Francisco, já está nessas condições, se a gente não se mexer vai ser pior”, completou Genivaldo que representa, por meio da Associação, mais de quatrocentos pescadores de Pão de Açúcar.
À frente da palestra, o Capitao de Fragata Haron e o Capitão-Tenente Bonfim, da Marinha do Brasil explicam que, mesmo a região não tendo um registro significativo de acidentes náuticos, esse trabalho educativo e preventivo é constante.
“Tivemos pouquíssimos casos nos últimos anos e acredito que seja fruto de um trabalho de conscientização que já vem sendo feito há algum tempo. Dentro desse mote, com a colaboração do IMA, trazemos também esses aspectos de preservação do meio ambiente, dos peixes do Rio São Francisco e de toda a fauna da região”, explica o capitão-tenente.
Ao fim da palestra, pescadores e condutores de embarcação ainda receberam coletes salva-vidas cedidos pela Marinha e o Ministério Público de Alagoas como parte da campanha de conscientização para as medidas de segurança.
Veja também
Últimas notícias
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Educação promove 1º Buzinaço da Busca Ativa Escolar para combater evasão em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
