Ensaio fotográfico marca o mês da Consciência Negra no Ifal Piranhas
O Dia da Consciência Negra de 2018, 20 de novembro, não será apenas um momento de reflexão!
O Campus Piranhas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) organizou um ensaio fotográfico com estudantes e servidores para mostrar o orgulho das origens africanas de cada um deles. Pinturas no corpo, roupas com estampas étnicas e o cenário natural daquela região foram os elementos definidores da campanha Nossa ancestralidade é Afro.
Assinada pela jornalista do Campus, Rhamayana Barreto, a atividade resgata a estética afro e marca o engajamento político dos atores sociais envolvidos na afirmação de uma identidade negra, enaltecendo a herança dos afro-descendentes. "A memória e a recuperação da ancestralidade são fundamentais na construção da identidade e da cultura de um povo", ressalta a jornalista ao lembrar que a ideia partiu da psicóloga do Campus, Dúnia de Cássia.
As fotos serão expostas no Campus, no dia 23, quando acontece um momento para discutir o tema.
"Os modelos fotografados na campanha interagiram com as cores das estampas e as pinturas em seus corpos, lembrando a cultura de países da África; amaram ver seus cachos e cabelos crespos soltos, roubando a cena nas fotografias. E estão gostando, principalmente, de se sentir representados ao ver seus rostos e sua cor estampando nossas redes sociais neste mês de novembro", afirmam as idealizadoras.
Outro aspecto positivo do ensaio é o empoderamento dos envolvidos ao despertar à aceitação de nossa diversidade, faz redescobrir a riqueza da contribuição africana à cultura brasileira e a valorização dessa identidade do negro.
Acesse o facebook do Ifal Campus Piranhas e confira o ensino AQUI.