Abate clandestino volta a crescer em Arapiraca e região
Falta de fiscalização contribui para a clandestinidade
No início desta semana a equipe do Portal 7Segundos flagrou um caminhão da Cooperativa dos Açougueiros de Alagoas (Coopaal) transportando carne clandestina do matadouro da cidade de Campo Alegre para o Mercado Público de Arapiraca. A falta de atuação da Vigilância Sanitária tanto no mercado público de Arapiraca como nos pontos de vendas de carne espalhados pela cidade, tem contribuído para o aumento da comercialização da carne sem higiene.
O município de Campo Alegre possui apenas o selo de inspeção municipal, não podendo abater nem comercializar de forma legal animais de outros municípios. Isso por si só já caracteriza ilegalidade.
Além disso, a carne é transportada em temperatura inadequada, chegando ao mercado público sem qualidade exigida pela vigilência sanitária. De acordo com os próprios marchantes, a ausência da Vigilância Sanitária no Mercado Público para detectar essa irregularidades tem sido uma constante.
O crescimento do abate clandestino prejudica os comerciantes que abatem de forma correta, em frigorífico certificado e pagam seus impostos. Quem abate o animal no meio da vegetação ou em locais não autorizados pela municipalidade, comercializa a carne mais barata, tornando concorrência desleal entre os marchantes.
O presidente da Cooperativa dos Marchantes de Alagoas (Coopaal) Marcos dos Santos, afirmou durante entrevista a TV 7Segundos, que os preços cobrados pelo frigorífico são caros e que muitos marchantes abatem os animais de modo ilegal.
Outra irregularidade é o transporte dessa carne clandestina, sendo realizado em um caminhão cedido pela Prefeitura de Arapiraca. O 7Segundos procurou a Prefeitura para esclarecimentos, que através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural, nos informou apenas que não tem conhecimento do caso e aguarda denúncia formal, embora a situação do Mercado Público esteja exposta à toda população, com riscos de saúde pública.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
