Abate clandestino volta a crescer em Arapiraca e região
Falta de fiscalização contribui para a clandestinidade
No início desta semana a equipe do Portal 7Segundos flagrou um caminhão da Cooperativa dos Açougueiros de Alagoas (Coopaal) transportando carne clandestina do matadouro da cidade de Campo Alegre para o Mercado Público de Arapiraca. A falta de atuação da Vigilância Sanitária tanto no mercado público de Arapiraca como nos pontos de vendas de carne espalhados pela cidade, tem contribuído para o aumento da comercialização da carne sem higiene.
O município de Campo Alegre possui apenas o selo de inspeção municipal, não podendo abater nem comercializar de forma legal animais de outros municípios. Isso por si só já caracteriza ilegalidade.
Além disso, a carne é transportada em temperatura inadequada, chegando ao mercado público sem qualidade exigida pela vigilência sanitária. De acordo com os próprios marchantes, a ausência da Vigilância Sanitária no Mercado Público para detectar essa irregularidades tem sido uma constante.
O crescimento do abate clandestino prejudica os comerciantes que abatem de forma correta, em frigorífico certificado e pagam seus impostos. Quem abate o animal no meio da vegetação ou em locais não autorizados pela municipalidade, comercializa a carne mais barata, tornando concorrência desleal entre os marchantes.
O presidente da Cooperativa dos Marchantes de Alagoas (Coopaal) Marcos dos Santos, afirmou durante entrevista a TV 7Segundos, que os preços cobrados pelo frigorífico são caros e que muitos marchantes abatem os animais de modo ilegal.
Outra irregularidade é o transporte dessa carne clandestina, sendo realizado em um caminhão cedido pela Prefeitura de Arapiraca. O 7Segundos procurou a Prefeitura para esclarecimentos, que através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural, nos informou apenas que não tem conhecimento do caso e aguarda denúncia formal, embora a situação do Mercado Público esteja exposta à toda população, com riscos de saúde pública.
Últimas notícias
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
