Política

Hexa Campeão de Vaquejada é homenageado na Câmara de Arapiraca

Por Assessoria 30/11/2018 09h09
Hexa Campeão de Vaquejada é homenageado na Câmara de Arapiraca
Homenagem na Câmara Municipal de Arapiraca - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Arapiraca, realizou na noite desta quinta-feira (29), sessão solene no auditório do CRIA, no bairro de Santa Edwiges, para homenagear com a Comenda Manoel André, o maior vaqueiro do Brasil, Hexa Campeão Brasileiro de vaquejada, o arapiraquense Celso Vitório, de autoria da presidente da Casa, a vereadora Professora Graça. 

Depois de muita polêmica, onde artistas fizeram campanhas para proibir a prática do esporte chamado vaquejada, em 2017, a Mesa do Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 96, que libera práticas como as vaquejadas e os rodeios em todo o território brasileiro. 

De acordo com a Emenda, não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, conforme o parágrafo 1º do artigo 215 da Constituição, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. Essas atividades devem ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.

Durante a solenidade, o primeiro a falar foi o vereador Fabiano Leão, que ressaltando o profissionalismo de Celso Vitório, que tantos prêmios tem conseguido para Arapiraca, representando a cidade nos mais importantes eventos de vaquejada no país.

A vereadora Aurélia Fernandes, também parabenizou o mais novo Comendador de Arapiraca, falando sobre a sua luta em trazer para a cidade, os maiores prêmios nas competições.

Outro a usar a palavra, foi o presidente da Câmara Municipal de Mata Grande, Rodolfo Izidoro, filho da presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça, que também é vaqueiro, lembrando que o esporte gera milhares de empregos e traz recursos milionários para as cidades que a realizam
Em seu pronunciamento, ele fez um agradecimento aos vereadores de Arapiraca, por terem votado o projeto a pedido da vereadora Graça.

Rodolfo Izidoro aproveitou a oportunidade, para fazer um pedido especial para os vereadores, para que eles peçam ao prefeito Rogério Teófilo, que transforme  Arapiraca, na Terra de Celso Vitório, lembrando que em Dois Diachos, a cidade é conhecida como a Terra da Marta e Atalaia, Cidade de Aluísio Chulapa  e nada mais justo do que Arapiraca, também ser a Terra de Celso Vitório.  

Dr. Fábio, também falou sobre o homenageado, afirmando que Arapiraca, não faz nenhum favor ao prestar esta homenagem, mais fazer justiça a um profissional que tanto tem dignificado o nome da cidade através do esporte vaquejada.

Falaram, a irmã do homenageado, a Professora Maria José e o filho, Celso Vitório Junior, que bastante emocionados, manifestaram o sentimento de orgulho do mais noovo comendador de Arapiraca.

Ao agradecer a homenagem, Celso Vitório, em poucas palavras, como ele bem disse, estava bastante emocionado e dividia esta homenagem a toda a família vaqueirama e também a sua família e que se sentia bastante honrado em receber a homenagem.

Por fim, a presidente autora da homenagem, Professora Graça, fez uma ampla leitura da vida profissional do homenageado, fazendo questão de dizer, que mesmo sem ser uma adépta da vaquejada, através dos seus filhos, que são todos vaqueiros também, gostava do esporte e que o homenageado ao representar a cidade, merecia ser lembrado.

Professora Graça convidou os demais vereadores, para se fazerem presentes amanhã, sábado, às 18h00, no Parque Divina Luz, para entregar simbolicamente a Comenda Manoel André, ao homenageado e com isso, consagrar a homenagem ao esporte vaquejada.

Estiveram presentes, os vereadores Melquisedec de Oliveira, Aurélia Fernandes, Dr. Fábio, Fabiano Leão e Pablo Fênix, também partcipou da mesa dos trabalhos o ex-deputado estadual Luciano Amaral, um dos maiores amantes de vaquejada.