Sindguarda expõe situação irregular de contratados para a Guarda Municipal de Teotônio Vilela
No último dia 28, um desses servidores foi preso após ser identificado como foragido da Justiça
O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) emitiu uma nota sobre a prisão de Edvaldo de Souza Leite, de 35 anos, no município de Teotônio Vilela, no Agreste de Alagoas, na última quarta-feira (28). Ele estava foragido da Justiça por crime de homicídio e atualmente exercia a função de guarda municipal na cidade. O preso assassinou a facadas Jaílson da Silva Barros no ano de 2009, na zona rural da cidade de Branquinha.
A entidade não reconhece o preso como guarda municipal, pois ele está no grupo de contratados da atual gestão sem concurso público e sem o devido treinamento. E ainda reforçou uma denúncia feita ao Ministério Público do Estado (MPE) sobre tal situação.
Leia a nota na íntegra:
O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) não reconhece a equipe de contratados de Teotônio Vilela como guarda municipal. Com exceção de dois concursados, o restante do pessoal que trabalha na função não fez concurso para o cargo, portanto está burlando a lei. Entre os irregulares está o homem que foi preso.
A Constituição já prevê que para assumir um cargo público tem que fazer um concurso ou ser comissionado. Mesmo nesta última condição, de comissionado, não pode ser para guarda municipal, porque é uma atividade fim.
Nós trabalhamos armados, fardados, temos um curso de preparação e uma legislação federal, que é a Lei 13.022/2014. Já fizemos denúncia no Ministério Público Estadual (MPE) referente à contratação desse pessoal, porque é irregular.
O Sindguarda repudia veementemente este tipo de irregularidade. Mancha a imagem da Guarda Municipal e coloca a população em risco, pois está sendo servida por uma equipe despreparada.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
