Oficinas ensinam teoria e prática do audiovisual em comunidade de Arapiraca

Desenvolver ações de fomento, produção e difusão do audiovisual no município de Arapiraca, na perspectiva da economia criativa e da transformação social a partir da formação de jovens. Esse é o objetivo do projeto “Navi nas Comunidades”, da Associação dos Artistas de Massaranduba.
Contemplada pelo Edital Algás Social 2017-2018, a iniciativa vem promovendo, desde julho deste ano, a diversidade cultural através da realização de cinco oficinas teóricas e práticas de formação audiovisual na comunidade rural de Arapiraca. Linguagem cinematográfica, roteiro, fotografia, som e música para cinema, edição e montagem, pré-produção, produção e pós-produção foram alguns dos assuntos trabalhados com os estudantes em cinco localidades do município. As oficinas e os trabalhos dos jovens resultarão na produção de cinco curtas-metragens.
Para Shirlei Silva, diretora da Escola de Ensino Fundamental Deputado José Pereira Lúcio, uma das instituições da comunidade rural que recebeu o ciclo de oficinas, o projeto “Navi nas Comunidades” é uma oportunidade de os integrantes dessa comunidade conhecerem mais sobre a linguagem audiovisual, passando a produzir e realizar filmes para que possam ser “escutados e vistos”.
Segundo o realizador audiovisual e um dos oficineiros do projeto, Leandro Alves, a primeira fase foi composta por ciclos de oficinas em diferentes instituições de Arapiraca. Já a segunda parte contará com a realização da “Mostra Navi nas Comunidades”, em que serão exibidos os cinco filmes produzidos ao longo das oficinas.
O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Associação dos Artistas de Massaranduba nas comunidades rurais de Arapiraca, segundo a distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, traduz o valor que a inovação e a arte têm para a Companhia.
“Levar o conhecimento do audiovisual e o apoio da Algás para áreas de difícil acesso no interior de Alagoas reforça a importância que a Companhia dá às nossas vivências sociais contemporâneas, com a produção de informação coletiva e compartilhada por integrantes dessas comunidades, gerando valor, autonomia e empoderamento nessas populações”, destaca o diretor presidente da Distribuidora, Arnóbio Cavalcanti.
Últimas notícias

Mounjaro chega às farmácias em maio; saiba o preço

No Vaticano, Lula diz que papa fez história ao combater desigualdades

'Timba', torcedor conhecido do CSA, é atropelado por ônibus no bairro do Farol
MST ocupa fazenda 'improdutiva' e denuncia ameaças no Agreste de Alagoas

Alagoas tem 342 mil inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Mulher é presa por desacato e ameaça após sofrer descarga elétrica em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
