Câncer bucal é um dos mais comuns no Brasil, diz dentista

Uma ferida na boca, com bordas elevadas, coloração esbranquiçada ou avermelhada, sem dor e de difícil cicatrização pode ser câncer de boca. O autoexame é fundamental no diagnóstico precoce, assegurou a cirurgiã dentista Edileuza de Lima, durante palestra proferida na IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital Geral do Estado (HGE).
De acordo com a especialista, a doença atinge principalmente homens, acima de 45 anos. No entanto, a incidência em mulheres que possuem hábitos considerados de risco está aumentando. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.
“Atitudes simples como uma dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil”, recomendou Edileuza de Lima.
Também, segundo a cirurgiã dentista do HGE, é importante abster-se de fumo e bebidas alcoólicas, usar proteção solar, executar o autoexame mensalmente e procurar um dentista regularmente. Ao realizar o autoexame, deve-se observar gengivas, bochechas, céu da boca e língua, principalmente as bordas, além da região embaixo da língua. A doença afeta os lábios e o interior da cavidade oral.
“Ao se observar uma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, nódulos no pescoço, rouquidão persistente, a orientação é procurar um profissional de saúde, médico ou dentista, para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao um especialista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, já que permite identificar lesões suspeitas”.
Tratamento
Segundo Edileuza de Lima, 80% dos casos desse tipo de câncer tem cura se diagnosticados no início e tratados da maneira adequada. “Geralmente, o tratamento envolve cirurgia oncológica e/ou radioterapia. A avaliação médica vai decidir qual melhor forma de tratamento”, explicou a cirurgiã.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso por agredir esposa na cidade de Campestre

Homem embriagado pega carro de cliente de lava-jato e colide com poste em Arapiraca

Homem é denunciado por ameaça e é preso com arma e drogas no bairro Santa Amélia
![[Vídeo] Clínica de reabilitação para dependentes químicos em Girau oferta cursos profissionalizantes durante tratamento](https://img.7segundos.com.br/qN3C_NfzpW7sn7neEIFJj6zNnsQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/c5e0adb9-010c-4a9d-98a6-5a915e8ef190.jpg)
[Vídeo] Clínica de reabilitação para dependentes químicos em Girau oferta cursos profissionalizantes durante tratamento

Homem é preso por agredir esposa com chave da casa em Quebrangulo

Homem é preso por agredir esposa e brigar com policiais em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
