Japão anuncia sua retirada da comissão que protege baleias e a volta da caça comercial
A retomada comercial da atividade, proibida desde 1982, deve ocorrer em julho
Autoridades japonesas informaram nesta quarta-feira (26) a sua saída da Comissão Internacional da Baleia (IWC) no ano que vem, e a volta a caça comercial a partir de julho que vem. O porta voz do Governo, Yoshihide Suga, leu a decisão.
Criada há 70 anos, a CIB tem o objetivo de garantir a preservação desses cetáceos e impedir sua caça indiscriminada nos oceanos.
A caça é proibida desde 1982 e, esse ano, o Japão tentou derrubá-la durante a reunião da organização ocorrida em Santa Catarina, mas foi derrotado em votação.
O porta-voz japonês disse que, após a retirada do país, o Japão atuará como observador dentro da organização e assegurou que o governo de Tóquio manterá o compromisso com a gestão dos recursos marinhos de acordo com dados científicos.
Desde 21 de abril de 1951, o Japão era membro da comissão, e até agora havia respeitado a moratória sobre a caça comercial de baleias, mesmo com as organizações de proteção dos animais afirmando que a atividade ocorria de maneira clandestina no país.
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
