Assembleia da Venezuela declara “formalmente a usurpação” do governo
A decisão ocorre após a prisão e libertação de um dos principais opositores de Maduro
A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela aprovou nesta terça-feira (15) um acordo, classificado como histórico pelos parlamentares, em que é declarada “formalmente a usurpação da Presidência da República" por Nicolás Maduro. A moção estabelece ainda a anulação de “todos os supostos atos emanados do Poder Executivo".
A decisão ocorre após a prisão e libertação do presidente do Parlamento venezuelano, Juan Guaidó, um dos principais opositores de Maduro.
Na sua conta no Twitter, Guaidó relatou toda a sessão na Assembleia que ocorre na tarde hoje. Guaidó invocou os artigos 233, 330 e 350 da Constituição venezuelana, que definem as atribuições do Parlamento e do governo. Para os parlamentares, Guaidó deve assumir o poder.
A crise na Venezuela é tema de reunião amanhã (16) dos presidentes Jair Bolsonaro e da Argentina, Mauricio Macri, que visita Brasília nesta quarta-feira.
Para o Brasil, o segundo mandato de Maduro não é legítimo, a Assembleia Nacional Constituinte deve assumir o poder com a incumbência de promover novas eleições.
Veja também
Últimas notícias
Carreta da Saúde da Mulher realiza mais de 2 mil atendimentos em Santana do Ipanema
Governo de Alagoas acelera modernização do Cepa com 23 unidades entregues
Seagri inicia atividades do Programa de Distribuição de Alevinos de 2026
Com apoio do BNDES, Paulo Dantas institui grupo estratégico para acelerar contratos da Chamada Nordeste
Ufal lança edital para contratação de professor visitante
Suspeito de esfaquear taxista é autuado por tentativa de latrocínio e de extorsão
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
