Saúde

5º Centro perde exames e documentos de paciente em Arapiraca

Secretaria de Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto

Por 7Segundos 29/01/2019 13h01
5º Centro perde exames e documentos de paciente em Arapiraca
5º Centro de Saúde de Arapiraca - Foto: Assessoria

Após três meses de idas e vintas entre o 5º Centro e a Secretaria de Saúde para conseguir a cirurgia para o marido que sofre com pedra na vesícula, a desempregada Maria Aparecida Alves já não sabe mais a quem recorrer. O encaminhamento para o procedimento cirúrgico e os resultados dos exames pré-operatórios sumiram.

"Todas as semanas vou ao 5º Centro e à Secretaria de Saúde, mas ninguém sabe onde os papéis foram parar. Xérox dos documentos de identificação, o encaminhamento para a cirurgia e os resultados dos exames, que fizemos na rede particular para poder agilizar o processo foram perdidos. E isso não aconteceu só comigo, não. Outras pessoas estão passando pela mesma situação", afirmou.

A mulher conta que o marido, Josseli Gonçalves, passou a apresentar fortes dores abdominais em setembro do ano passado e foi diagnosticado com pedra na vesícula. De acordo com ela, na época, os médicos disseram que ele deveria passar por cirurgia com urgência, já que o quadro de saúde poderia se agravar. Ao procurar o 5º Centro, já de posse do encaminhamento para a cirurgia e dos exames, foi informada que a Secretaria de Saúde estava programando um mutirão para o mês de outubro, que não aconteceu.

"Em novembro, quando fui tentar resolver, disseram que haviam pedido as xérox dos documentos e a solicitação da cirurgia, que eu deveria providenciar novamente. Mas disseram que os exames estavam lá. Depois, quando voltei com os documentos que pediram de novo, não encontraram mais os exames", relata Maria Aparecida.

Segundo ela, a cirurgia custa cerca de R$ 5 mil e a família, que atualmente conta apenas com o salário de Josseli Gonçalves, não tem condições de arcar com o custo. "Eu estava trabalhando na época em que ele fez os exames na rede particular. Agora nem isso temos condições de fazer", afirma.

Em decorrência da pedra na vesícula, o marido dela sofre com dores constantes. Ela conta que várias vezes por semana ele vai parar no hospital para tomar uma medicação mais forte para dor e que só consegue dormir tomando calmantes. "Já estou há tanto tempo de um lado para o outro tentando resolver que já não sei mais para quem apelar. Mas quando chego em casa e vejo meu marido com dor, não consigo ficar parada esperando o dia que os documentos sejam encontrados", falou.

Prefeitura de Arapiraca emita nota sobre problema apresentado no 5º Centro de Saúde

De acordo com Eduardo Torres, gerente do 5º Centro de Saúde, a perda de documentação relatada por usuário, é  desconhecida pela administração da unidade. E explica que, em nenhum momento são recolhidos os documentos originais dos usuários. A solicitação é sempre pelas cópias, quando necessário. No caso dos exames laboratoriais, do cartão do SUS e da Unidade Básica de Saúde. “Somente nas solicitações de cirurgia, além das cópias do cartão do SUS, da UBS, o encaminhamento, RG e CPF”, ressaltou o gerente.