Geral

Em encontro com gestores municipais, secretária reafirma compromisso do Governo de Alagoas com programas sociais

Primeira reunião de 2019 do Colegiado de Gestores da Assistência Social contou com a presença de 67 municípios

Por Assessoria 01/02/2019 18h06
Em encontro com gestores municipais, secretária reafirma compromisso do Governo de Alagoas com programas sociais
Em encontro com gestores municipais, secretária reafirma compromisso do Governo de Alagoas com programas sociais - Foto: Assessoria

Primeira reunião de 2019 do Colegiado de Gestores da Assistência Social contou com a presença de 67 municípios Dezenas de gestores municipais e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Alagoas se reuniram, nesta sexta-feira (01), no auditório do Conselho Regional de Psicologia, em Maceió, para o primeiro encontro do ano da do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas) em 2019.

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Edenilsa Lima, que teve a oportunidade de conhecer os gestores e técnicos dos 67 municípios presentes. Na ocasião, Edenilsa desejou um ano produtivo, de muito diálogo e trabalho para todos.

“É importante preparar os novos gestores e também aqueles que já trabalham com serviços socioassistenciais nos municípios, neste início de ano. É com diálogo que podemos minimizar dúvidas e contribuir na superação das dificuldades encontradas para implementação e organização do SUAS nos municípios”, explicou a secretária.

“Vamos dar continuidade aos importantes programas e serviços socioassistenciais que já vem sendo executado pelo Governo de Alagoas, por meio de Seades e vamos trabalhar com foco em uma gestão descentralizada. Descentralizar a política de assistência social significa dividir decisões as responsabilidades. Isto é dar autonomia para que os municípios atuem a partir das demandas de seus territórios”, concluiu.

O Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa também esteve entre os assuntos abordados. A inciativa foi apresentada aos municípios pela secretária de Assistência Social de São Miguel dos Campo, Decite de Sá. Segundo Decite, o programa tem foco nos idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e vai reunir ações dos setores governamentais, organismos internacionais e instituições públicas e privadas.

“A palavra chave da política de assistência social é a proteção. Vários órgãos estão se envolvendo para fortalecer as políticas públicas voltadas para a pessoa idosa. Precisamos, inicialmente, capacitar e se apropriar desta causa. A recomendação primordial é orientar que todos os municípios estejam com o conselho da pessoa idosa em pleno funcionamento”, explanou.

Ainda no encontro, a Seades esclareceu dúvidas dos técnicos quando a questões de responsabilidade financeira e orçamentária, como o demonstrativo sintético do SUAS WEB. Documento que deve ser obrigatoriamente preenchido todos os anos pelos municípios. O relatório é o instrumento de prestação de contas do cofinanciamento federal dos serviços continuados de Assistência Social.

Na avaliação da gerente de Planejamento e Orçamento da Seades, Valéria Melo, a prestação de contas é etapa obrigatória no processo de financiamento é tão importante quanto utilizar o recurso, é prestar conta dele.

“Além das orientações passadas hoje, vamos também fazer uma série de capacitações regionalizadas para auxiliar os municípios a preencher este documento. Nosso objetivo é sanar todas as eventuais dúvidas, pois o não preenchimento dentro do prazo previsto, implica na suspensão do repasse dos recursos essenciais para os municípios como o IGD-SUAS e do IGD-PBF”, ressaltou.