Política

Senado adia para amanhã sessão para eleger novo presidente

Polêmica entre votação secreta ou aberta causou bate-boca entre apoiadores de Renan e partidários de candidaturas contrárias a do senador

Por Uol 01/02/2019 21h09
Senado adia para amanhã sessão para eleger novo presidente
Senador Renan Calheiros - Foto: Reprodução/ Internet

Após horas de impasse, o presidente em exercício da Mesa Diretora do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), suspendeu na noite desta sexta-feira (1º) a sessão em que iria acontecer a eleição para a Presidência da Casa. A suspensão aconteceu em meio a uma disputa entre dois grupos de senadores que discutiam sobre se a votação para a Presidência da Casa seria secreta ou aberta. 

A polêmica para decidir se a votação para a escolha da Presidência do Senado está relacionada com a candidatura do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Parlamentares que apoiam o seu nome acreditam que se a votação for secreta, como manda o regimento interno da casa, Renan tem mais chances de vencer a disputa. 

Por outro lado, os partidários das candidaturas contrárias à de Renan dizem acreditar que se a votação for nominal e aberta, menos parlamentares se sentirão dispostos a votar em Renan. 

Davi Alcolumbre colocou em votação uma proposta para que a votação para a Presidência do Senado fosse aberta. Em meio a protestos de dezenas de parlamentares, a proposta foi aprovada por 50 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. 
Ao divulgar o resultado dessa votação, diversos senadores protestaram. Kátia Abreu (PDT-TO) subiu à Mesa, sentou-se ao lado de Davi Alcolumbre e tomou uma pasta com papeis que estava em poder do senador. Em meio à confusão, Kátia Abreu disse que Alcolumbre estava tramando um "golpe". "Isso aqui é um golpe aqui no Senado", disse a parlamentar. 

O "golpe" ao qual Kátia Abreu se referia era o "drible" no regimento do Senado detalhado pela senadora Simone Tebet (MDB-MS) com o objetivo de viabilizar a candidatura de Davi Alcolumbre à presidência do Senado. 

O "drible" consistiria em manter Alcolumbre no comando da Mesa Diretora para colocar em votação a proposta para que a eleição à Presidência fosse aberta e nominal. Depois disso, ele deixaria o comando da Mesa e lançaria sua candidatura ao comando da Casa.