Senado adia para amanhã sessão para eleger novo presidente
Polêmica entre votação secreta ou aberta causou bate-boca entre apoiadores de Renan e partidários de candidaturas contrárias a do senador
Após horas de impasse, o presidente em exercício da Mesa Diretora do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), suspendeu na noite desta sexta-feira (1º) a sessão em que iria acontecer a eleição para a Presidência da Casa. A suspensão aconteceu em meio a uma disputa entre dois grupos de senadores que discutiam sobre se a votação para a Presidência da Casa seria secreta ou aberta.
A polêmica para decidir se a votação para a escolha da Presidência do Senado está relacionada com a candidatura do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Parlamentares que apoiam o seu nome acreditam que se a votação for secreta, como manda o regimento interno da casa, Renan tem mais chances de vencer a disputa.
Por outro lado, os partidários das candidaturas contrárias à de Renan dizem acreditar que se a votação for nominal e aberta, menos parlamentares se sentirão dispostos a votar em Renan.
Davi Alcolumbre colocou em votação uma proposta para que a votação para a Presidência do Senado fosse aberta. Em meio a protestos de dezenas de parlamentares, a proposta foi aprovada por 50 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.
Ao divulgar o resultado dessa votação, diversos senadores protestaram. Kátia Abreu (PDT-TO) subiu à Mesa, sentou-se ao lado de Davi Alcolumbre e tomou uma pasta com papeis que estava em poder do senador. Em meio à confusão, Kátia Abreu disse que Alcolumbre estava tramando um "golpe". "Isso aqui é um golpe aqui no Senado", disse a parlamentar.
O "golpe" ao qual Kátia Abreu se referia era o "drible" no regimento do Senado detalhado pela senadora Simone Tebet (MDB-MS) com o objetivo de viabilizar a candidatura de Davi Alcolumbre à presidência do Senado.
O "drible" consistiria em manter Alcolumbre no comando da Mesa Diretora para colocar em votação a proposta para que a eleição à Presidência fosse aberta e nominal. Depois disso, ele deixaria o comando da Mesa e lançaria sua candidatura ao comando da Casa.
Veja também
Últimas notícias
Deputado do PT flagrado trocando socos em Curitiba se manifesta
Discussão por aluguel termina em agressão entre vizinhos em Palmeira dos Índios
Homem é preso após furtar duas latas de leite em supermercado de Maceió
Homem embriagado é preso após ameaçar a própria mãe em Maceió
Homem contrata duas acompanhantes e ameaça espanca-las em Maceió; uma delas era trans
Mulher denuncia ataques de cães soltos e dono é autuado por omissão em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
