Senado adia para amanhã sessão para eleger novo presidente
Polêmica entre votação secreta ou aberta causou bate-boca entre apoiadores de Renan e partidários de candidaturas contrárias a do senador
Após horas de impasse, o presidente em exercício da Mesa Diretora do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), suspendeu na noite desta sexta-feira (1º) a sessão em que iria acontecer a eleição para a Presidência da Casa. A suspensão aconteceu em meio a uma disputa entre dois grupos de senadores que discutiam sobre se a votação para a Presidência da Casa seria secreta ou aberta.
A polêmica para decidir se a votação para a escolha da Presidência do Senado está relacionada com a candidatura do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Parlamentares que apoiam o seu nome acreditam que se a votação for secreta, como manda o regimento interno da casa, Renan tem mais chances de vencer a disputa.
Por outro lado, os partidários das candidaturas contrárias à de Renan dizem acreditar que se a votação for nominal e aberta, menos parlamentares se sentirão dispostos a votar em Renan.
Davi Alcolumbre colocou em votação uma proposta para que a votação para a Presidência do Senado fosse aberta. Em meio a protestos de dezenas de parlamentares, a proposta foi aprovada por 50 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.
Ao divulgar o resultado dessa votação, diversos senadores protestaram. Kátia Abreu (PDT-TO) subiu à Mesa, sentou-se ao lado de Davi Alcolumbre e tomou uma pasta com papeis que estava em poder do senador. Em meio à confusão, Kátia Abreu disse que Alcolumbre estava tramando um "golpe". "Isso aqui é um golpe aqui no Senado", disse a parlamentar.
O "golpe" ao qual Kátia Abreu se referia era o "drible" no regimento do Senado detalhado pela senadora Simone Tebet (MDB-MS) com o objetivo de viabilizar a candidatura de Davi Alcolumbre à presidência do Senado.
O "drible" consistiria em manter Alcolumbre no comando da Mesa Diretora para colocar em votação a proposta para que a eleição à Presidência fosse aberta e nominal. Depois disso, ele deixaria o comando da Mesa e lançaria sua candidatura ao comando da Casa.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
