Senado adia para amanhã sessão para eleger novo presidente
Polêmica entre votação secreta ou aberta causou bate-boca entre apoiadores de Renan e partidários de candidaturas contrárias a do senador
Após horas de impasse, o presidente em exercício da Mesa Diretora do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), suspendeu na noite desta sexta-feira (1º) a sessão em que iria acontecer a eleição para a Presidência da Casa. A suspensão aconteceu em meio a uma disputa entre dois grupos de senadores que discutiam sobre se a votação para a Presidência da Casa seria secreta ou aberta.
A polêmica para decidir se a votação para a escolha da Presidência do Senado está relacionada com a candidatura do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Parlamentares que apoiam o seu nome acreditam que se a votação for secreta, como manda o regimento interno da casa, Renan tem mais chances de vencer a disputa.
Por outro lado, os partidários das candidaturas contrárias à de Renan dizem acreditar que se a votação for nominal e aberta, menos parlamentares se sentirão dispostos a votar em Renan.
Davi Alcolumbre colocou em votação uma proposta para que a votação para a Presidência do Senado fosse aberta. Em meio a protestos de dezenas de parlamentares, a proposta foi aprovada por 50 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.
Ao divulgar o resultado dessa votação, diversos senadores protestaram. Kátia Abreu (PDT-TO) subiu à Mesa, sentou-se ao lado de Davi Alcolumbre e tomou uma pasta com papeis que estava em poder do senador. Em meio à confusão, Kátia Abreu disse que Alcolumbre estava tramando um "golpe". "Isso aqui é um golpe aqui no Senado", disse a parlamentar.
O "golpe" ao qual Kátia Abreu se referia era o "drible" no regimento do Senado detalhado pela senadora Simone Tebet (MDB-MS) com o objetivo de viabilizar a candidatura de Davi Alcolumbre à presidência do Senado.
O "drible" consistiria em manter Alcolumbre no comando da Mesa Diretora para colocar em votação a proposta para que a eleição à Presidência fosse aberta e nominal. Depois disso, ele deixaria o comando da Mesa e lançaria sua candidatura ao comando da Casa.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
