HE do Agreste adota novo protocolo e reduz tempo de espera no atendimento
Com novo protocolo, pacientes são atendidos com tempo médio de cinco minutos
Tempo, eficácia e qualidade no atendimento são componentes prioritários para que médicos e outros profissionais de saúde possam salvar vidas. Com esse propósito, o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, adotou um novo protocolo que está dinamizando ainda mais o fluxo de acolhimento aos pacientes e acompanhantes, agilizando o atendimento.
A organização dos processos internos já produz resultados positivos, com a redução do tempo médio entre a abertura do boletim e o primeiro atendimento médico, situação que só foi possível graças à triplicação do número de leitos da unidade hospitalar no ano passado, que passou de 40 para 120 unidades.
Segundo revela a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HE do Agreste, enfermeira Elisângela Lira, a redução do tempo de espera se deve aos investimentos realizados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “Por conta desse avanço, também conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera, com a adoção de um protocolo mais ágil e eficaz”, explica.
O novo modelo, acrescenta a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, foi concebido para promover respostas mais rápidas às demandas dos usuários. O protocolo define o grau de urgência do paciente, que é classificado e encaminhado para o atendimento específico segundo o perfil de cada situação.
Constatação
A dona de casa Rita Tereza de Almeida, moradora do Sítio Várzea Grande, na área rural do município de Feira Grande, aprovou o novo protocolo de atendimento no HE do Agreste, em Arapiraca. Seu filho, menor de idade, chegou ao hospital com suspeita de fratura no braço. O menino estava brincando, pisou na bola e caiu sobre o braço direito.
“Fiquei muito preocupada, mas o atendimento aqui foi muito rápido. Meu filho fez uma pequena cirurgia e, graças a Deus, já estamos retornando para casa”, relata a dona de casa.
A coordenadora do NSP diz ainda que a equipe está monitorando esse tempo de espera antes do atendimento. “Isso mostra o olhar, a preocupação e a sensibilidade da gestão com os usuários aqui no hospital”, afirma a enfermeira.
Ela informa que, nos próximos dias, será afixado um banner no corredor do hospital, para reforçar a orientação aos usuários. Com isso, eles poderão identificar o significado das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul nas pulseiras do paciente, segundo a representação do grau de urgência para cada tipo de atendimento.
Veja também
Últimas notícias
Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bi para ser fechado, diz Haddad
Lula: enfrentamento à violência contra mulher é prioridade na agenda
Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal
Garotinho pede reforço de escolta após dizer que “prendeu todo o CV”
Chefe de gabinete diz que Trump tem “personalidade de alcoólatra”
Deputado Fabio Costa denuncia suspeitas de corrupção na Saúde de Alagoas após operação da PF
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
