HE do Agreste adota novo protocolo e reduz tempo de espera no atendimento
Com novo protocolo, pacientes são atendidos com tempo médio de cinco minutos
                            Tempo, eficácia e qualidade no atendimento são componentes prioritários para que médicos e outros profissionais de saúde possam salvar vidas. Com esse propósito, o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, adotou um novo protocolo que está dinamizando ainda mais o fluxo de acolhimento aos pacientes e acompanhantes, agilizando o atendimento.
A organização dos processos internos já produz resultados positivos, com a redução do tempo médio entre a abertura do boletim e o primeiro atendimento médico, situação que só foi possível graças à triplicação do número de leitos da unidade hospitalar no ano passado, que passou de 40 para 120 unidades.
Segundo revela a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HE do Agreste, enfermeira Elisângela Lira, a redução do tempo de espera se deve aos investimentos realizados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “Por conta desse avanço, também conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera, com a adoção de um protocolo mais ágil e eficaz”, explica.
O novo modelo, acrescenta a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, foi concebido para promover respostas mais rápidas às demandas dos usuários. O protocolo define o grau de urgência do paciente, que é classificado e encaminhado para o atendimento específico segundo o perfil de cada situação.
Constatação
A dona de casa Rita Tereza de Almeida, moradora do Sítio Várzea Grande, na área rural do município de Feira Grande, aprovou o novo protocolo de atendimento no HE do Agreste, em Arapiraca. Seu filho, menor de idade, chegou ao hospital com suspeita de fratura no braço. O menino estava brincando, pisou na bola e caiu sobre o braço direito.
“Fiquei muito preocupada, mas o atendimento aqui foi muito rápido. Meu filho fez uma pequena cirurgia e, graças a Deus, já estamos retornando para casa”, relata a dona de casa.
A coordenadora do NSP diz ainda que a equipe está monitorando esse tempo de espera antes do atendimento. “Isso mostra o olhar, a preocupação e a sensibilidade da gestão com os usuários aqui no hospital”, afirma a enfermeira.
Ela informa que, nos próximos dias, será afixado um banner no corredor do hospital, para reforçar a orientação aos usuários. Com isso, eles poderão identificar o significado das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul nas pulseiras do paciente, segundo a representação do grau de urgência para cada tipo de atendimento.
Veja também
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		