4ª Vara de Penedo obtém menor taxa de congestionamento entre as criminais do Estado
Unidade foi a única Vara exclusivamente criminal do interior que atingiu o Padrão Excelência, no Juízo Proativo
A 4ª Vara Criminal de Penedo teve a menor taxa de congestionamento entre as unidades criminais do Estado e o maior índice de atendimento à demanda entre as varas criminais do interior, no ano de 2018. A 4ª Vara também foi a única vara exclusivamente criminal do interior que alcançou o Padrão Excelência na aferição do Juízo Proativo, feita pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
A unidade teve 387 processos arquivados e 206 casos novos no ano passado. Seu índice de atendimento à demanda, que é a relação entre os processos que entram e os que são baixados, foi de 188%. A taxa de congestionamento, que considera o estoque inicial, os casos novos e os arquivados, foi de 62%. Durante o ano, foram realizados 32 júris na unidade.
Na Vara, a rotina de trabalho contribui para que os processos não fiquem parados por muito tempo. Para o titular da unidade, juiz Antônio Rafael Wanderley, os métodos de engajamento dos servidores geram celeridade aos julgamentos.
O magistrado destaca que o mais importante dos resultados é a sociedade ver que a prestação dos serviços está sendo priorizada. “A sociedade vê que todas as pessoas que cometem crimes serão efetivamente julgadas, se serão condenadas ou absolvidas dependerá da análise de cada caso. O que importa é que não há aquela sensação de impunidade”, explica.
Os números do Juízo Proativo são apurados pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP). Ainda não há previsão para a solenidade de premiação.