Peritos alagoanos participam de treinamento de desastre em massa
Em junho, ocorrerá um novo curso de atuação em desastres em massa, a ser realizado pela Superintendência da Polícia Federal de Sergipe.
Um grupo de peritos criminais de Alagoas participou de um curso de atuação em desastre em massa realizado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro em Aracaju, coordenado pela Coordenadoria Geral de Perícias do Estado de Sergipe (Cogerp), e dividido em três módulos, sendo um sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), outro de atuação da perícia criminal em desastres de massa, e uma atividade prática simulada.
A Perícia Oficial do Estado de Alagoas (Poal) foi representada pelos peritos criminais Ivan Excalibur, Gerard Deokaran, Marina Lacerda, Victor Portela, Wellington Melo, e pelo perito médico legista Kleber Santana. Além do estado anfitrião e de Alagoas, ainda participaram do evento profissionais do estado da Bahia.
Victor Portela, perito criminal que participou do curso, explicou que a intenção da Poal em enviar peritos para Sergipe foi capacita-los em uma área ainda pouco explorada pela perícia alagoana, iniciar o desenvolvimento do protocolo desses atendimentos aqui no Estado, seguindo recomendações e procedimentos da Interpol. Além de fortalecer a integração com outras perícias do Nordeste e trazer o conhecimento para dissemina-lo entre os demais peritos aqui do estado.
“No curso, assim como aconteceria em uma situação real, foi simulado um desastre com múltiplas vítimas e de grandes proporções, dividindo-se a atuação pericial no IML de campanha, na perícia de busca e recuperação de corpos e na análise do ambiente e dos vestígios para determinação da dinâmica e autoria”, explicou o perito criminal Victor Portela.
Em junho, ocorrerá um novo curso de atuação em desastres em massa, a ser realizado pela Superintendência da Polícia Federal de Sergipe, e a perícia alagoana mais uma vez enviará peritos. A intenção é que eles tragam para o estado os procedimentos internacionais mais atualizados nesta área para tornar a perícia ainda mais apta a atender eventos dessa natureza que possam ocorrer no estado.
Últimas notícias
Tio-avô acusado de matar sobrinho não tinha ficha criminal e vivia na rua
"Vou enterrar meu filho e me enterrar também", lamenta pai de Peterson Ykaro
MPF busca consenso para garantir áreas tradicionais de pesca em Porto de Pedras
Ziane Costa inaugura reforma e ampliação da EMEB Dr. José Correia Filho
[Vídeo] Morador pode ser punido por alimentar gatos em condomínio? Entenda
Junina Canarraiá é campeã do II Festival de Quadrilhas de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
