Bovespa fecha em queda de mais de 3%, de olho na cena política local
O Ibovespa caiu 3,57%, aos 91.903 pontos; bolsa caminha para fechar o mês no vermelho, com queda de 3,85% até agora.

O principal indicador da bolsa paulista, a B3, fechou em forte queda nesta quarta-feira (27), com os investidores de olho na cena política local, após a Câmara ter aprovado na noite da véspera uma PEC que reduz o poder do Executivo sobre o Orçamento e aumenta os gastos obrigatórios, o que mercado entendeu como derrota do governo e sinalização negativa para a reforma da Previdência.
O Ibovespa caiu 3,57%, aos 91.903 pontos, na menor pontuação desde janeiro e maior queda diária desde fevereiro. Veja mais cotações. A bolsa caminha para fechar o mês no vermelho, com queda de 3,85% até agora. No ano, no entanto, ainda há alta acumulada, de 4,57%.
Já o dólar fechou em alta de 2,27%, a R$ 3,9548.
Cenário político e incertezas
Na véspera, os deputados aprovaram Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatória a execução de emendas coletivas no Orçamento da União, no que pode ser visto como um firme recado de insatisfação na relação com o governo do presidente Jair Bolsonaro após dias de farpas sendo trocadas entre Executivo e Legislativo, destaca agência Reuters.
"A situação em Brasília ainda suscita cautela no curto prazo, especialmente com a falta de entendimento do governo com o legislativo. Ainda que o cenário de longo prazo não tenha se alterado de forma substancial, o nível de ruído durante o processo de aprovação da reforma da previdência não está sendo pequeno, o que deve manter o índice bastante volátil nesse meio tempo", escreveu em relatório a clientes a Coinvalores.
Nesta quarta-feira, o mercado também monitora a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Guedes afirmou que a "bola" da reforma da Previdência "está com o Congresso".
Do lado externo, o mercado observa um dia importante para o Brexit. A premiê britânica Theresa May prometeu nesta quarta a parlamentares conservadores que vai deixar o cargo de primeira-ministra do Reino Unido caso o acordo firmado com a União Europeia seja aprovado.
Veja também
Últimas notícias

"Missão cumprida, mas justiça pela metade", desabafa mãe de Roberta Dias após condenações

Seprev entrega 273 Carteiras de Identidade Nacional garantidas pela Casa de Direitos

Acidente entre motociclistas no Bosque das Arapiracas deixa vítimas com escoriações

Motociclista sofre fratura após colisão com carroça em Maceió

Idosa de 88 anos é socorrida após mal súbito em Arapiraca

Polícia prende suspeito de tráfico e apreende drogas e arma de fogo em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
