Processo que habilita Arapiraca a tratar casos de infarto tramita na Sesau
Pelo menos 46 municípios não possuem atendimento cardíaco 24h

O processo que vai habilitar um hospital particular localizado em Arapiraca a atender casos de infarto, por meio de um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), começou a tramitar na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Arapiraca e pelo menos mais 45 municípios do Agreste e Sertão alagoano não possuem atendimento 24h para casos de infarto. Porém, o Hospital Chama, conveniado ao SUS, realiza consultas, exames e cirurgias cardiológicos não relacionados a casos de emergência.
A maioria dos casos de infarto precisam ser transferidos para Maceió. Porém, de acordo com o coordenador da cardiologia do Hospital Chama, Dr. Sérgio Francisco, o deslocamento é periigoso porque nem sempre há uma unidade do Samu disponível e existem casos precisam ser atendidos em no máximo 90 minutos.
O processo, que pode habilitar a UTI Cardíaca do Hospital Chama a realizar os atendimentos, chegou a Sesau no último dia 28.
A Sesau informou, em nota, que o processo será auditado para averiguar se não há nenhuma inconformidade e se ele atende às exigências do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“No caso da habilitação da UTI Cardíaca do Hospital Chama, a Secretaria de Saúde de Arapiraca, onde ele está localizado, remeteu o processo à Sesau no último dia 28 de março, portanto há quatro dias úteis. O relatório está sob a avaliação dos técnicos da Gerência de Auditoria da Sesau e, após o parecer favorável, seguirá para apreciação da CIB e encaminhado para o Ministério da Saúde, que tem a prerrogativa de habilitar o serviço de saúde”, diz um trecho da nota.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
