Arapiraca e municípios vizinhos não possuem atendimento 24h para infarto
Processo já tramita na Secretaria de Estado da Saúde, segundo o Hospital Chama
Arapiraca e pelo menos mais 45 municípios do Agreste e Sertão alagoano não possuem atendimento 24h para casos de infarto. O Hospital Chama (Complexo Hospitalar Manoel André), conveniado ao SUS, possui uma UTI Cardíaca estruturada e pronta para receber pacientes, porém fechada há um ano por falta de verbas.
De acordo com o coordenador da cardiologia do hospital, Dr. Sérgio Francisco, o processo começou a andar na última semana ao chegar à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Porém, ele alerta para necessidade do funcionamento 24h do atendimento.
“Fazemos sacrifícios para atender alguns tipos de infarto que temos segurança que podem ser tratados com a estrutura do hospital, mas os graves e fatais são transferidos para Maceió”, contou o coordenador.
O Hospital Chama recebe pacientes das cidades vizinhas ao município de Arapiraca para consultas eletivas durante o horário comercial, mas não existem verbas federais ou estaduais para atendimentos em caso de emergência.
De acordo com o coordenador da cardiologia, as transferências para Maceió são perigosas porque nem sempre há unidade do Samu disponível e existem casos precisam ser atendidos em no máximo 90 minutos.
“Não é simples como abrir a porta e fazer o serviço funcionar. Envolve uma estrutura gigantesca de funcionários, médicos e enfermeiros que teriam que estar ali. A gente faz tudo que outros hospitais fazem, mas a população não entente que a legislação separa verbas para procedimentos marcados e verbas para emergência. Aqui só dá para enfartar em horário comercial”, explicou.
Particular e plano de saúde
O coordenador da cardiologia do Hospital Chama, Dr. Sérgio Francisco, explicou ainda que o atendimento para infarto 24h também não funciona para pacientes com plano de saúde ou de forma particular.
“Para quem possui convenio é que não funciona mesmo. Não temos como fazer funcionar uma estrutura desse tamanho, que gera um custo gigantesco, para atender uma minoria da população. Convenio particular é uma minoria”, disse.
Veja também
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
