Alunos de faculdade de Arapiraca acionam Justiça para receber diploma
Grupo afirma que curso foi concluído há 11 meses; direção alega que não tem responsabilidade sobre a demora
Um grupo de alunos da Faculdade de Ensino Regional Alternativa (Fera) em Arapiraca se reuniu para acionar judicialmente a instituição de ensino para receber diploma de graduação no Ensino Superior. Pouco mais de 20 pessoas que concluíram curso de Pedagogia Complementar em junho do ano passado constituíram um advogado, que está preparando uma ação coletiva.
"Colegas já deixaram de participar de concursos e de seleções de emprego, como o PSS da prefeitura de Arapiraca porque não tem o diploma. A faculdade afirma que, se a gente precisar, pode emitir uma declaração, mas a gente sabe que não tem validade legal. Nós fizemos tudo certinho. Assistimos as aulas, entregamos o TCC, pagamos as mensalidades, então queremos o diploma, que é um direito nosso", alegou uma das estudantes, que pediu para não ter o nome divulgado.
Segundo ela, o curso de Pedagogia Complementar funcionou tipo uma "graduação acelerada". Teve duração de 18 meses e aulas uma vez por mês. "É uma turma especial, voltada para pessoas que já tem uma graduação em Ensino Superior. Por conta disso, o diploma tem o mesmo peso de uma segunda graduação para nós", explicou.
A aluna conta que, desde junho do ano passado, ela e os colegas entraram em contato com a coordenação do curso várias vezes em relação ao diploma e que alguns não conseguiram resolver todas as pendências, como a assinatura da ata de colação de grau, porque, de acordo com ela, a funcionária responsável não é encontrada na faculdade.
A diretora da Fera, Carla Emanuele Messias de Farias, afirmou para o Portal 7Segundos que a entrega dos diplomas depende do registro feito por uma universidade, mas que ainda está dentro do prazo prometido aos estudantes. "Muitas vezes a universidade demora muito a devolver os diplomas registrados, por isso avisamos os estudantes que o prazo para a entrega do diploma é de seis a doze meses", afirmou.
Carla Emanuele afirma que, para o diploma ter validade, necessita desse registro feito por uma universidade, anotado no verso do diploma e, por conta da demora desse registro ser feito, os diplomas da Fera são encaminhados para várias instituições diferentes. Como editais para as turmas especiais são lançados todos os meses, a diretora não sabe qual o motivo da demora dessa turma específica.
"Essas pessoas que gostam de falar, em muitos casos, são as mesmas que não cumpriram os requisitos exigidos. Mas estou à disposição dos alunos para tirar as dúvidas em relação ao diploma", declarou a diretora, afirmando também que a funcionária responsável pela ata cumpre expediente na sede da faculdade em horário comercial.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
