Família espera por casa prometida pela prefeitura há 2 anos e mora em campo de futebol
Casal e duas filhas adolescentes moravam em casa de taipa no povoado Pedrinhas

Durante visitas a comunidades rurais, os conselheiros tutelares de Teotonio Vilela se depararam com uma situação preocupante: uma família com duas filhas adolescentes morando em um vestiário de um campo de futebol, no povoado Pedrinhas. A família disse ter autorização da prefeitura para ocupar o espaço e afirmou que há dois anos aguarda ter uma casa de alvenaria construída pelo município.
"Além da situação de extrema pobreza da família e da situação precária da moradia, o que mais nos preocupou foi que quando há jogo no campo, a família com duas adolescentes ainda divide esse espaço com os atletas, o que expôe e fragiliza a família, impactando inclusive na proteção integral das adolescentes, uma vez que o lugar não garante a privacidade delas, além de outros perigos e vulnerabilidades que constam no Estatudo da Criança e do Adolescente", afirmou o conselheiro Claudemir Calixto, que junto com o conselheiro Renildo Idalino e Kelly Félix, resolveram divulgar a situação da família nas redes sociais.
Cícero da Silva e Rosa dos Santos Alves moravam com as filhas em um casebre de taipa, na mesma comunidade, quando receberam a promessa da prefeitura de que seria construída uma casa de alvenaria naquele mesmo local. Animado pela promessa, o próprio Cícero começou a fazer a demolição. Na época, ficou acordado que a família passaria a ocupar, temporariamente, as instalações do campinho que fica na mesma comunidade, apenas durante o período em que a nova casa da família era levantada. Mas isso já faz mais de dois anos.
"Vieram aqui comigo, entregaram a chave. A mulher lavou e viemos para cá. Isso já faz quase dois anos. A gente tem geladeira, outras coisas, tudo guardado na casa dos outros", afirma Cícero Silva sobre a moradia no campo de futebol. Segundo eles, nesse período, a prefeitura já construiu outras casas de alvenaria para famílias que moram em localidades vizinhas, mas não tem informações sobre quando a dele irá ser levantada.
A prefeitura de Teotonio Vilela confirmou que o vestiário do campo municipal do povoado Pedrinhas foi cedido para abrigar temporariamente a família e que a mulher está inscrita no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), pelo qual o município está construindo casas nos sítios e povoados. Segundo a prefeitura, o cronograma de construção das residências atrasou devido às chuvas, mas "a casa da família está garantida, o nome dela está na lista dos contemplados", só que antes, o município precisa concluir casas em outros três povoados até chegar na comunidade Pedrinhas.
Veja também
Últimas notícias

Secretaria de Saúde de Palmeira promove ação para coletas de sangue em parceria com o Hemoal

PL da Devastação e Fora Lula: manifestações movimentam fim de semana na capital

Morre o locutor Bob Floriano, voz marcante de comerciais da Casas Bahia

Mutirão com mais de 400 vagas de emprego ofertadas pela Prefeitura de Arapiraca começa hoje

Ação + Centro Novo leva serviços gratuitos de saúde e cidadania para o centro de Arapiraca nesta terça (5)

Mulher é agredida com socos e faca pelo companheiro em Pão de Açúcar; homem está foragido
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
