[Vídeo] Protesto contra cortes na Educação e Previdência invade ruas de Arapiraca
Mobilização foi iniciada na Praça Luiz Pereira Lima, no centro da cidade
Mais uma vez estudantes, professores, técnicos e representantes de movimentos sociais ocuparam as principais ruas de Arapiraca para protestar contra o corte de verbas federais na Educação e contra a aprovação da Reforma da Previdência. Os manifestantes realizaram a concentração na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca e saíram em passeata pelas ruas do centro comercial.
A mobilização nacional foi convocada por todas as centrais sindicais do país, e no município teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal) regional Agreste, do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Alagoas (SindUneal) e representantes dos sindicatos da Ufal, Ifal e de outros movimentos sociais, a exemplo do Movimento Sem Terra (MST).
Durante o protesto, o presidente do SindUneal, Luiz Gomes, afirmou que a políica do governo federal de cortar bilhões na educação é escandalosa porque vai inviabilizar, a partir do próximo semestre, o funcionamento das universidades e institutos federais.
“Nós já tivemos cortes concretos onde alunos que realizavam pesquisas já tiveram as bolsas suspensas. Os cortes vão inviabilizar também o pagamento de água, de luz, e de serviços terceirizados. Vai ser iniciado um processo programado de falência das universidades e institutos”, relatou Luiz Gomes.
Ele ressaltou que não somente as instituições federais afetadas pela política de corte do Ministério da Educação (MEC). O governo federal também cortou recursos na educação básica. “ É inaceitável ! Que futuro vai ter nosso país se não há investimentos na educação.
O professor Sante Scaldaferri que leciona sociologia no Instituto Federal de Alagoas afirmou que o corte no campus de Arapiraca representa 30% do orçamento. No total de 2 milhões previstos, foram cortados 700 mil, afetando diretamente parte do funcionamento administrativo e de projetos de pesquisa e extensão.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
