[Vídeo] Protesto contra cortes na Educação e Previdência invade ruas de Arapiraca
Mobilização foi iniciada na Praça Luiz Pereira Lima, no centro da cidade
![[Vídeo] Protesto contra cortes na Educação e Previdência invade ruas de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/me25SLT_KTwXoQ3m6_WtqzTRdKs=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/128724-arapiraca_2_jpg.jpeg)
Mais uma vez estudantes, professores, técnicos e representantes de movimentos sociais ocuparam as principais ruas de Arapiraca para protestar contra o corte de verbas federais na Educação e contra a aprovação da Reforma da Previdência. Os manifestantes realizaram a concentração na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca e saíram em passeata pelas ruas do centro comercial.
A mobilização nacional foi convocada por todas as centrais sindicais do país, e no município teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal) regional Agreste, do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Alagoas (SindUneal) e representantes dos sindicatos da Ufal, Ifal e de outros movimentos sociais, a exemplo do Movimento Sem Terra (MST).
Durante o protesto, o presidente do SindUneal, Luiz Gomes, afirmou que a políica do governo federal de cortar bilhões na educação é escandalosa porque vai inviabilizar, a partir do próximo semestre, o funcionamento das universidades e institutos federais.
“Nós já tivemos cortes concretos onde alunos que realizavam pesquisas já tiveram as bolsas suspensas. Os cortes vão inviabilizar também o pagamento de água, de luz, e de serviços terceirizados. Vai ser iniciado um processo programado de falência das universidades e institutos”, relatou Luiz Gomes.
Ele ressaltou que não somente as instituições federais afetadas pela política de corte do Ministério da Educação (MEC). O governo federal também cortou recursos na educação básica. “ É inaceitável ! Que futuro vai ter nosso país se não há investimentos na educação.
O professor Sante Scaldaferri que leciona sociologia no Instituto Federal de Alagoas afirmou que o corte no campus de Arapiraca representa 30% do orçamento. No total de 2 milhões previstos, foram cortados 700 mil, afetando diretamente parte do funcionamento administrativo e de projetos de pesquisa e extensão.
Últimas notícias

Deputado Leonam cobra reforço policial na faixa de areia para coibir crimes em Maceió

Cabo Bebeto e Alfredo Gaspar participam de caminhada em Brasília a favor da anistia

Vandalismo e furtos deixam Avenida Assis Chateaubriand sem iluminação pública

Vereadora critica alterações nas linhas de ônibus do Forene e defende escuta popular

Virginia compartilha música após suposto fim de relacionamento com Vini Jr.

Ônibus desgovernado colide em carros e causa incêndio em Porto Alegre-RS
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
