[Vídeo] Protesto contra cortes na Educação e Previdência invade ruas de Arapiraca
Mobilização foi iniciada na Praça Luiz Pereira Lima, no centro da cidade
Mais uma vez estudantes, professores, técnicos e representantes de movimentos sociais ocuparam as principais ruas de Arapiraca para protestar contra o corte de verbas federais na Educação e contra a aprovação da Reforma da Previdência. Os manifestantes realizaram a concentração na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca e saíram em passeata pelas ruas do centro comercial.
A mobilização nacional foi convocada por todas as centrais sindicais do país, e no município teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal) regional Agreste, do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Alagoas (SindUneal) e representantes dos sindicatos da Ufal, Ifal e de outros movimentos sociais, a exemplo do Movimento Sem Terra (MST).
Durante o protesto, o presidente do SindUneal, Luiz Gomes, afirmou que a políica do governo federal de cortar bilhões na educação é escandalosa porque vai inviabilizar, a partir do próximo semestre, o funcionamento das universidades e institutos federais.
“Nós já tivemos cortes concretos onde alunos que realizavam pesquisas já tiveram as bolsas suspensas. Os cortes vão inviabilizar também o pagamento de água, de luz, e de serviços terceirizados. Vai ser iniciado um processo programado de falência das universidades e institutos”, relatou Luiz Gomes.
Ele ressaltou que não somente as instituições federais afetadas pela política de corte do Ministério da Educação (MEC). O governo federal também cortou recursos na educação básica. “ É inaceitável ! Que futuro vai ter nosso país se não há investimentos na educação.
O professor Sante Scaldaferri que leciona sociologia no Instituto Federal de Alagoas afirmou que o corte no campus de Arapiraca representa 30% do orçamento. No total de 2 milhões previstos, foram cortados 700 mil, afetando diretamente parte do funcionamento administrativo e de projetos de pesquisa e extensão.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
