Quase 2 mil caminhoneiros se mobilizam em grupos de WhatsApp por paralisação
Categoria planeja ato para segunda (22), mas ainda não há consenso
![Quase 2 mil caminhoneiros se mobilizam em grupos de WhatsApp por paralisação](https://img.7segundos.com.br/kR5KF74oXuhV76HFmKrPLWSD6mw=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/123577-image_jpg.jpeg)
Quase 2 mil caminhoneiros estão em, no mínimo, 15 novos grupos do WhatsApp recém-criados para discutir uma possível paralisação da categoria na segunda (22).
Eles estão contrariados com a resolução da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que estipulou a nova tabela de preços mínimos do frete rodoviário, divulgada na quinta (18), com valores abaixo dos esperados. A realização da paralisação não é consenso entre os participantes. Parte dos grupos é refratária à ideia por conta da dificuldade financeira que teriam com os dias sem trabalhar.
Os administradores dos novos grupos negam ser articuladores do movimento, ao mesmo tempo em que algumas lideranças que tomaram a dianteira durante a paralisação de 2018 não estão em nenhum deles.
O nome dos grupos segue sempre o mesmo formato, com o título formado por paralisação, a data de 22/07 e a abreviação do nome de um estado.
Apesar serem vinculados a um estado, a maior parte deles é formada por pessoas de regiões diferentes da indicada.
Eles trazem em suas descrições o mesmo texto: "Publicações fora do contexto das pautas dos caminhoneiros não serão aceitas. FOCO NA MISSÃO!" Nesses grupos, há desde convocações para greve, com críticas ao presidente Jair Bolsonaro, por vezes chamado de traidor, até alguns vídeos cômicos e imagens eróticas.
Os caminhoneiros emitem suas opiniões também em áudio ou vídeos nos quais discursam enquanto são filmados pela câmera frontal de seu telefone.
Foram disparados avisos sobre o risco de uma ação de contra-inteligência estar sendo realizada dentro dos grupos, com membros do governo se passando por caminhoneiros.
Parte dos trabalhadores se diz intervencionista, defendendo um regime militar. A rotatividade dos grupos é alta.
São muitos os avisos de pessoas que entraram usando um link compartilhado por outra pessoa no WhatsApp e outros de pessoas que decidiram sair. Também circulam ali convites para entrar em grupos do gênero, de estados diferentes.
Veja também
Últimas notícias
![Renan Calheiros assume Comissão de Assuntos Econômicos e defende fim dos supersalários](https://img.7segundos.com.br/9GpIvm8ah9bYPMqEBm2tDE2ixmI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/53392612607-c83cd970ce-k.jpg)
Renan Calheiros assume Comissão de Assuntos Econômicos e defende fim dos supersalários
![Audiência Pública discute construção de torres na Lagoa da Anta; Chico Filho diz que há benefícios](https://img.7segundos.com.br/ymzgF6UgzoNTXOxv3DyTcxXTgvc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/17774456901739999246.jpeg)
Audiência Pública discute construção de torres na Lagoa da Anta; Chico Filho diz que há benefícios
![Lula diz que o ovo está caro e que discutirá com atacadistas](https://img.7segundos.com.br/LY3haK35c2K9r5cIdV_CuWxCPbs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/naom-6773fdea2a262.webp)
Lula diz que o ovo está caro e que discutirá com atacadistas
![Justiça aceita denúncia de Neymar e manda citar Luana Piovani por injúria](https://img.7segundos.com.br/0gJkw8nkym_2VPLPZXmnKRqB9sI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/luana-piovani-interage-com-os-fas-1713964808040-v2-900x506jpg.webp)
Justiça aceita denúncia de Neymar e manda citar Luana Piovani por injúria
![Ponte Penedo-Neópolis está prestes a sair do papel, anuncia prefeito](https://img.7segundos.com.br/4X3RzVgMnd-gB3HVhgPzL5Hh-HE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/george-santoro-e-ronaldo-lopes-png.avif)
Ponte Penedo-Neópolis está prestes a sair do papel, anuncia prefeito
![Empresas de transporte por aplicativo são convocadas para aderir ao Programa Correria](https://img.7segundos.com.br/8vWY4lNR1dKr0j6ePzheX5SdbAg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/sefaz-convoca-empresas-de-transporte-por-aplicativo-para-adesao-ao-programa-correria.jpg)
Empresas de transporte por aplicativo são convocadas para aderir ao Programa Correria
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)