Globo manda Marquezine deixar de ser celebridade e focar na carreira de atriz
"Agenciamento de carreiras não é assessoria de imprensa"
Bruna Marquezine decidiu virar a própria empresária há um mês, e a decisão de controlar sua carreira aconteceu logo após a renovação de seu contrato com a Globo. A atriz recebeu uma proposta salarial bem abaixo do que esperava, tentou negociar, mas não ganhou um centavo a mais. Bruna ainda ganhou um aviso da direção da Globo para focar mais na carreira de atriz e se afastar do mundo das celebridades.
O Notícias da TV apurou que Bruna soube que a emissora estava incomodada com a exposição excessiva e as promessas nunca cumpridas de cursos de interpretação fora do país durante uma conversa que teve com diretores e produtores de elenco.
"A Grazi Massafera foi até citada como exemplo a ser seguido por outras atrizes. A Bruna entendeu que o recado tinha direção certa", revelou uma pessoa próxima à atriz e que não quis se identificar.
Depois de um polêmico Carnaval que envolveu o ex Neymar, a funkeira Anitta e até um abandono das redes sociais, a atriz ficou com a imagem arranhada por conta dos comentários ácidos aos seguidores e da fama de antipática no meio artístico.
Para sair do olho do furacão, Bruna planejou viajar entre abril e junho para fazer um curso de interpretação fora do país. Só que ela foi para o festival de música Coachella, nos Estados Unidos, em maio. No mês seguinte, esteve em Paris para marcar presença em eventos de moda.
Foi a mãe da atriz, Neide, quem abriu os olhos de Bruna sobre a possibilidade de uma renovação difícil de contrato por ter seu nome mais relacionado ao mundo das celebridades. E foi exatamente o que aconteceu no início de julho. A matriarca, então, resolveu brigar com a filha sobre a questão do gerenciamento de carreira.
Em junho do ano passado, Bruna enfrentou a família e decidiu deixar o escritório do empresário Zeca Vitorino após 15 anos de parceria. A atriz virou a estrela principal da Mattoni Comunicação --que desde 2014 cuidava de sua relação com a imprensa, mas não possuía experiência no ramo de agenciamento. Para o clã Marquezine, Vitorino gerenciava melhor a carreira da atriz e selecionava boas ações publicitárias
Bruna, que completou 24 anos no domingo (4), usou suas redes sociais na quarta-feira passada (31) para explicar como funcionará seu lado agente: "A partir de agora, eu é que me represento como empresária e agencio minha carreira e trabalhos. A Mattoni Comunicação continua cuidando da assessoria de imprensa e imagem".
Uma produtora, que trabalha diretamente com as maiores agências de marketing digital do Brasil e prefere o anonimato, conta que a atriz passou a querer saber mais detalhes de sua agenda e, consequentemente, dos contratos, ao perceber que seus ganhos além do salário da Globo diminuíram nos últimos seis meses.
"A Marquezine chegou a não ter um valor de tabela por conta do retorno que ela dava nas ações como influencer. A sua equipe analisava as propostas e, aí só depois que aprovava o anunciante, o cachê cobrado era passado. Até o início deste ano, ela não saía de casa por menos de R$ 60 mil. Mas fechou por R$ 30 mil há pouco tempo."
Volta para o empresário
O controle da própria carreira tem validade. Após negociar com a filha junto à Globo, Neide está acertando o retorno de Bruna ao escritório de Vitorino. Em um grupo de mensagens que reúne vários empresários de artistas, o retorno da estrela para a Zeca Vitorino Produções Artísticas já é dado como certo.
A decisão, aliás, foi comemorada pelos integrantes do grupo. "Agenciamento de carreiras não é assessoria de imprensa. Cada um no seu quadrado", ressaltou um agente.
Procurada pelo Notícias da TV, a Globo disse que não divulga detalhes de contratos de seu elenco. "Esse é um assunto interno entre a empresa e seus contratados", justificou. Já a Zeca Vitorino Produções Artísticas não se pronunciou sobre a possível volta de Bruna Marquezine até a conclusão deste texto.