Agricultura

Codevasf participa de lançamento da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e da Agricultura Familiar

Na área específica de agricultura irrigada, a empresa provê suporte a 36 projetos públicos de irrigação na bacia hidrográfica do rio São Francisco

Por Assessoria 08/08/2019 21h09
Codevasf participa de lançamento da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e da Agricultura Familiar
Codevasf participa de lançamento da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e da Agricultura Familiar - Foto: Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou, nesta quinta-feira (08), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e da Agricultura Familiar (FAAF). 

Estiveram presentes o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Napoleão Casado – na ocasião, ele representou Sérgio Costa, diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, que responde pela Presidência da Codevasf –; o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Fábio Miranda, além de assessores e técnicos da Companhia.

A Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e Agricultura Familiar, presidida pela deputada federal Bia Kicis, é uma entidade associativa, de caráter suprapartidário e sem fins lucrativos. O objetivo é promover e aprimorar a legislação federal a fim de desenvolver o agronegócio e a agricultura familiar e fomentar o crescimento do setor, mediante o estímulo e a participação ativa na formulação de políticas públicas, em todo o território nacional.

Com o apoio da FAAF e sob as mesmas regras firmadas no estatuto da entidade, também poderão ser criadas frentes parlamentares do agronegócio e agricultura familiar no âmbito dos estados e dos municípios.

Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública – vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional – que tem como missão promover o desenvolvimento integrado e sustentável de bacias hidrográficas. A área de atuação da empresa alcança 1.641 municípios, em 27% do território nacional.

Na área específica de agricultura irrigada, a empresa provê suporte a 36 projetos públicos de irrigação na bacia hidrográfica do rio São Francisco. O valor bruto de produção desses projetos em 2018 somou R$ 2,7 bilhões – foram produzidas 3,8 milhões de toneladas de itens agrícolas, sobretudo frutas, em área cultivada de 98 mil hectares.