Agricultura

275 famílias recebem kit de irrigação da Codevasf

Agricultores que passaram por seleção irão receber equipamentos que irrigam gastando pouca água

Por Codevasf 05/02/2019 09h09
275 famílias recebem kit de irrigação da Codevasf
Kit de irrigação que utiliza técnica de gotejamento distribuído para agricultores familiares - Foto: Codevasf

Por meio do Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, 275 famílias de agricultores familiares irão receber kits de irrigação da Codevasf, nos municípios de Maragogi, Boca da Mata, Feira Grande, Atalaia, Limoeiro de Anadia, Campo Alegre e Flexeiras.

Os agricultores foram selecionados com base nos requisitos da agricultura familiar e após estudo de tamanho e viabilidade na propriedade rural para um dos kits de irrigação, que possuem dois modelos: um por gotejamento e outro por microaspersão.

“O método de irrigação localizada é a forma mais econômica, pois evita o desperdício de água ao fornecer somente a necessidade da planta, sem falta ou excesso”, afirmou o técnico agrícola da Codevasf, Cláudio Régis.

Segundo ele, a tecnologia de irrigação localizada também é específica para culturas do tipo folhosas ou que se adaptem, a exemplo do coentro e da alface. Especificamente a irrigação localizada por gotejamento é normalmente usada em culturas de subsistência como inhame, batata e hortaliças diversas.

Um dos agricultores beneficiados é José Fagundes Filho, 40 anos. Ele possui um pequeno lote de terra na zona rural do município de Campo Alegre. Para ele, o acesso ao kit de irrigação por gotejamento de 1 hectare veio em momento certo, pois ele estava correndo risco de perder a lavoura. Hoje ele cultiva banana, mamão, batata-doce, horta e pretende apostar fortemente na fruticultura.

“Essa grande ajuda chegou no momento certo, pois a lavoura estava sofrendo com um estresse hídrico muito alto. No mês de novembro do ano passado, a temperatura estava altíssima. Hoje trabalho com banana, mamão, batata-doce e horta. Mas meu forte será trabalhar com fruticultura. É onde vejo que terei mais resultado. Já estou na chamada pública da merenda escolar e vou colocar parte da produção para venda no comércio local”, revelou Fagundes. 

A previsão da Codevasf é que até o final de março deste ano todas as 275 famílias de agricultores estejam com os kits de irrigação em pleno funcionamento.