Em coletiva, delegados dão detalhes da operação que impediu explosão de três bancos em Girau
Organização criminosa era formada por 11 pessoas e estava bem aparelhada de armamentos, munições e explosivos
Os delegados Thiago Prado, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic); e Fábio Costa, da Seção de Roubo a Banco (Serb), concederam entrevista coletiva e deram detalhes da Operação Apocalipse, que desbaratou organização criminosa que planejava explodir três agências bancárias no município de Girau do Ponciano na madrugada de segunda-feira (02). Segundo eles, a quadrilha era formada por 11 pessoas, nove delas entraram em confronto com os policiais e morreram após troca de tiros.
"Foi uma ação de altíssimo risco, que envolveu toda Deic, Tigre, Bope e Grupamento Aéreo e nós conseguimos interceptar a quadrilha antes de ela praticarem os roubos e causarem o terror, que poderia ter provocado vítimas tanto entre a população e sobretudo entre os policiais, já que é costumeiro eles atirarem nas unidades policiais", declarou Thiago Prado.
De acordo com ele, a quadrilha é a mesma que explodiu as agências bancárias da Caixa e do Banco do Brasil no dia 14 de fevereiro e que, desde então, vinha sendo monitorada pela Serb, que obteve informações que eles agiriam mais uma vez na madrugada do dia 02 de setembro e prepararam a operação.
"Algumas filmagens feitas por moradoresmostram toda a violência que a quadrilha estava empregando, ainda naquela rodovia que liga Arapiraca a Girau. A perseguição começou ali e, desde então, eles passaram a atirar nas forças policiais. Nós tentamos fazer com que eles parassem, mas eles se recusaram e continuaram atirando e não teve outro resultado senão o confronto em que nove criminosos foram alvejados e depois entraram em óbito. Outros dois, que se entregaram, não ofereceram resistência e foram presos. Eles foram autuados, entre outros crimes, de integrar essa organização criminosa", afirmou Thiago Prado.
De acordo com o delegado Fábio Costa, que mais cedo divulgou filmagem da operação, as investigações sobre a quadrilha continuam e, no momento, as equipes estão em busca de informações sobre a possibilidade de existirem outros integrantes da organização criminosa que estava bem equipada para cometer o crime. "Eles tinham explosivos suficientes para destruir as três agências bancárias, além de farto armamento e munição, inclusive um fuzil de calibre 556, espingardas calibre 12, revólveres e pistolas e farta munição. Eles estavam preparados para uma verdadeira guerra. Duas viaturas do Bope foram alvejadas nos tiroteios e o risco que enfrentamos foi de último grau. Os moradores de Girau do Ponciano se livraram do terror que poderia ter sido causado por sses criminosos", ressaltou.
Durante a coletiva, foram apresentados os explosivos e armamentos apreendidos durante a operação. Veja mais imagens na galeria de fotos.
Veja também
Últimas notícias
Polícia conclui investigação sobre morte de policiais dentro de viatura no Sertão de AL
Colisão entre caminhão e carro deixa homem ferido no município de Satuba
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Confira os números da Lotofácil 3712 sorteados nesta terça (16/6)
Jovem em surto psicótico é contido pela polícia no município de Pariconha
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
