Alunos do Epial conhecem o funcionamento do Poder Legislativo
Eles foram à convite do vereador Dr. Fábio
Um grupo de alunos da Escola Professora Izaura Antônia De Lisboa (Epial), do 3º C do Ensino Médio, em Arapiraca, estiveram na manhã desta sexta-feira (06), na Câmara Municipal de Arapiraca, a convite do vereador e primeiro secretário, Dr. Fábio, para conhecer o funcionamento de um Poder Legislativo.
O grupo, que integra o Projeto Iniciação Juvenil Apolítico (PJA), coordenado pelo Professor Adelson Honorato dos Santos, Letícia da Silva Marques, Pedro Miguel Alves Dulles, Rafael Ferreira Nunes, Bruno Vitor Marques e Rosiely Maria de Lima, conheceu todos os departamentos do Legislativo, na companhia do próprio vereador Dr. Fábio e Mônica Xavier, diretora de Apoio Administrativo, que explicaram todo o funcionamento, desde a entrada de pedido de Audiências Pública e Tribunas Livres, até a elaboração dos projetos, indicações, requerimentos e moções.
No plenário, os estudantes conversaram com o vereador Dr. Fábio, que explicou em detalhes como se realiza uma sessão, até os trâmites dos projetos oriundos do executivo. Os estudantes fizeram uma espécie de sabatina com o vereador, onde queriam saber quais as atribuições dos vereadores.
Com o Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica do Município, Dr. Fábio, deu a oportunidade aos alunos de conhecer detalhadamente, o funcionamento da Câmara Municipal de Arapiraca. “Ficamos contentes em podermos conhecer o funcionamento de uma Câmara Municipal, onde só acompanhávamos através da televisão ou da internet”, afirmou um dos alunos, que a todo momento, indagava o vereador sobre algo que ouvira falar, mas nunca teve a oportunidade de obter uma resposta convincente.“A gente acompanha algumas coisas pela televisão, mas de perto é tudo diferente. Entrar aqui é muito interessante, pois podemos aprender coisas que não são vistas na escola”, comentou outro estudante.
Para o Professor Adelson Honorato dos Santos, esta foi uma oportunidade impar, onde os alunos tiraram suas dúvidas e questionaram sobre a atuação dos vereadores em seu município.
“É muito importante que cada um de vocês já saiba o que estamos fazendo aqui. Infelizmente ainda há muito desconhecimento do que um vereador faz pela comunidade, queremos plantar uma semente para resultados positivos no futuro”, destacou Dr. Fábio. “Nós precisamos do envolvimento da sociedade neste processo de construção de um ambiente político que de fato, represente a sociedade”, concluiu o vereador.
Veja também
Últimas notícias
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
