O beijo gay na capa da Folha de S. Paulo e a discussão sobre censura e diversidade
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) concedeu nesta sexta (6) liminar proibindo a prefeitura de buscar e apreender obras na Bienal do Livro.
A capa da Folha de S. Paulo deste sábado (7) estampa a imagem de dois homens se beijando, presente na HQ Vingadores - A Cruzada das Crianças - publicação que o prefeito Marcelo Crivella anunciou na quinta (5) que mandaria recolher da Bienal do Livro, que acontece no Rio de Janeiro nesta semana.
O registro da troca de afeto entre Wiccano e Hulkling - personagens da Marvel que são namorados no gibi escrito pelo americano Allan Heinberg - na primeira página do jornal foi recebido com elogios nas redes sociais tanto por figuras da política e artistas quanto por intelectuais e membros da comunidade LGBT.
″É um marco. A HQ foi vista por muito, mas muito mais gente por iniciativas como essa”, postou no Instagram o Secretário da Cultura da Cidade de São Paulo Alexandre Youssef. Ir além do discurso de resistência, fazendo coisas boas bonitas e fortes. Como essa capa. Viva a independência”, completou.
Decisão barrada pela Justiça
Na noite desta sexta (6), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) concedeu uma liminar proibindo a prefeitura da cidade de buscar e apreender obras na Bienal do Livro. A decisão do desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes, da 5ª Câmara Cível, atende a um pedido feito pela própria Bienal.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) criticaram a ação do prefeito do Rio.
“A tentativa de recolhimento da obra em quadrinhos Vingadores: A Cruzada das Crianças, sob o argumento de que violaria o Estatuto da Criança e do Adolescente, não se justifica, já que inexiste na capa da publicação qualquer reprodução de ato obsceno, nudez ou pornografia”, diz a nota da OAB e do IAB publicada pelo site da revista Veja.
O texto segue: “O conteúdo da obra tampouco infringe as normas vigentes, visto que as famílias homoafetivas são reconhecidas legalmente no Brasil desde 2011, estando alinhadas com as garantias constitucionais do cidadão”.
Na tarde da sexta (6), funcionários da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) chegaram ao evento, que está sendo realizado no Riocentro, para identificar e lacrar livros considerados “impróprios” para menores de idade.
Após duas horas na feira, a equipe disse não ter encontrado conteúdo pornográfico indicado para menores de idade.
“Não é censura. Estamos cumprindo uma recomendação da Procuradoria Geral do Município”, disse o subsecretário de operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública, o coronel Wolney Dias a jornalistas.
Felipe Neto e a distribuição de livros com tema LGBT
Em resposta à ação de Marcelo Crivella, Felipe Neto decidiu realizar uma ação inédita na Bienal do Livro. O youtuber comprou mais de 14 mil livros com temas ou personagens do universo LGBT de diferentes editoras para distribuição gratuita. A ação estava prevista para ocorrer ao meio dia deste sábado (7) na praça de alimentação do evento.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
