Colégio Tiradentes completa três anos com destaque em olimpíadas escolares
Unidade de Ensino possui 590 alunos matriculados em Arapiraca
Há três anos o interior de Alagoas, mais precisamente a região Agreste do Estado, vem contando com uma excelente unidade de ensino público. Desde que foi inaugurada em 20 de setembro de 2016 em Arapiraca, a Unidade Agreste do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CPM) tem dado grandes frutos na área da educação. Medalhas de ouro e prata são apenas algumas das conquistas obtidas pelos alunos durante participações em competições de nível nacional.
Após a realização de um processo seletivo para o ingresso nas séries do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º anos), foi iniciado o primeiro ano letivo da escola. O pontapé inicial foi dado no dia 14 de fevereiro de 2017, de lá pra cá o CPM Unidade Agreste tem logrado êxito em competições escolares, como por exemplo a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
Somente na Obmep, os números de premiações já demonstram que a unidade de ensino tem realizado um ótimo trabalho educacional. Juntando as participações nas edições de 2017 e 2018, o CPM Agreste reúne cinco medalhas de bronze e 22 Menções Honrosas (destinadas aos alunos com melhores notas, excluídos os premiados com medalhas).
E essa não é a única competição da disciplina “mais complicada” para boa parte dos estudantes em que o CPM se destaca. Na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e na Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) já são 12 Menções Honrosas, seis medalhas de bronze, duas de prata e uma de ouro, além de conquistar o 1º lugar escolar nível I na OAM em 2017.
Se tem espaço para quem gosta de cálculos se destacar, há também premiações na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (cinco medalhas de prata e 14 de bronze) e na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze). em 2018, a escola recebeu da coordenação da OBFEP uma placa pelo excelente desempenho dos alunos.
Um dos objetivos do CPM é o incentivo à leitura e por isso uma sala especial foi criada para os fãs das viagens encantadoras proporcionadas pelos livros. Ler tem ajudado os estudantes a melhorar a fala e a escrita, o que é primordial para aqueles que desejam futuramente entrar em uma faculdade ou até mesmo no mercado de trabalho. Uma das formas de colocar em prática o que vem sendo assimilado das aulas sobre a Língua Portuguesa é a confecção de textos descritivos ou narrativos.
É justamente nessa área que outros alunos têm se destacado ao participar do Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal. Em 2018, a unidade conquistou o 1º lugar na etapa estadual e o 15º lugar na nacional. Este ano, o CPM Agreste ficou com o primeiro e o segundo lugar na regional e em 17º na etapa nacional.
Nos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL), uma das estudantes da unidade de ensino do Agreste Alagoano também foi destaque ao conquistar duas medalhas de prata.
“Esses resultados têm sido fruto do trabalho contínuo que a Polícia Militar tem realizado em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação pela gestão compartilhada. Temos batalhado para oferecer o melhor tanto na Capital quanto no interior do Estado. Arapiraca tem surpreendido, estamos apenas no terceiro ano letivo da escola e o destaque é grande. Um orgulho para todos nós que integramos a Briosa”, afirmou o diretor do CPM, tenente-coronel Carlos Azevedo.
Para comemorar o terceiro aniversário do CPM - Agreste uma solenidade foi realizada na manhã desta sexta (20) no auditório da unidade de ensino.
2019
Com cerca de seiscentos alunos matriculados e distribuídos do 6º ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio, o Colégio da Polícia Militar Tiradentes conquistou a média 6,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) graças ao efetivo serviço de educação à comunidade arapiraquense.
Além disso, o CPM Agreste ainda vem buscando melhorar os números para aumentar ainda mais o destaque entre as escolas públicas do Estado. Vinte e quatro alunos estão classificados para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que será realizada no dia 28 de setembro deste ano, além de 16 estudantes classificados para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep), 16 classificados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e 21 alunos classificados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (Oba), além de uma equipe selecionada para a etapa estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, na categoria Documentário.
“Queremos melhorar cada vez mais nossa representatividade dentro das competições e elevar o nome da nossa Corporação na área da educação. Nossas ações já vêm dando certo e com certeza colhe
Veja também
Últimas notícias
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
