Aluna do Colégio Tiradentes do Agreste vence concurso de redação dos Correios
A estudante Camille de Souza Doarte venceu a etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. Moradora do munícipio de Limoeiro de Anadia e aluna da 1ª série do ensino médio no Colégio da Polícia Militar de Alagoas Tiradentes – Unidade Agreste (CPM), aos 14 anos, foi a única representante dos colégios militares na primeira colocação, dentre os ganhadores estaduais.
O concurso de redação de cartas dos Correios, em sua 47ª edição, é realizado em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa, fase internacional, fica a cargo da UPU. Para participar do certame as escolas da rede pública e privada selecionam, entre as redações dos alunos com idade até 15 anos, até duas melhores cartas para representá-las, ficando a primeira melhor redação de cada estado na fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta que irá representar o Brasil na fase internacional.
O tema deste ano foi “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?’’. E, para conquistar os jurados, Camille fez uma reflexão sobre os valores morais da sociedade com o passar dos tempos; falou da aflição promovida pela violência urbana, do individualismo e materialismo na humanidade, mas, especialmente, da esperança de dias melhores proporcionados pela educação. Aluna e escola receberão certificados e premiações de R$ 2 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente.
Para a professora Lucely Melo, da disciplina de Língua Portuguesa do CPM Agreste, orientadora da aluna Camille Duarte no concurso de redação, o grande desafio é tornar atrativo o hábito da leitura entre crianças e jovens. “Um bom leitor terá mais facilidade na argumentação e no enriquecimento do debate. A leitura exercita as capacidades de observação, interpretação, síntese e comparação do estudante”, afirmou a educadora.
Segundo o diretor-geral do Colégio Tiradentes, tenente-coronel Carlos Azevedo, a instituição de ensino militar conquistou a primeira colocação diante do segundo e terceiro lugares, representados por escolas da rede privada de ensino.
“Isto reflete a qualidade do trabalho construído pela Família CPM – militares, professores da rede estadual de educação, alunos e familiares, pois o processo educacional exige integração e responsabilidade de todos. A vitória de nossa aluna é a vitória do ensino público fundamentado na hierarquia e disciplina militar, uma vez que Camille é aluna do CPM Agreste desde sua fundação”, declarou o oficial superior.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
