Estudantes produzem livro de poesias sobre Maceió
Trabalho teve início em 2018 durante o Projeto Minha Maceió
 
                            Alunos da Escola Municipal Nosso Lar, localizada no bairro Ponta Grossa, terão seus trabalhos publicados em um livro. Os estudantes cursam o 5º ano do Ensino Fundamental e foram estimulados a produzir poesias pela professora da unidade de ensino, Marilda Maria Lima.
De acordo com a professora, o trabalho teve início em 2018 durante o Projeto Minha Maceió.“Começamos mostrando o gênero poema, o que era o poema, o que era um verso e o que era uma estrofe. Após essa etapa, propusemos um concurso de poemas, no qual para concorrer eles deveriam escrever um texto falando sobre a cidade de Maceió”, detalhou Marilda.
Para o aluno José Alberto, a experiência com a poesia foi positiva, mesmo que de início tenha parecido um desafio. “No início não tive interesse, mas depois que a tia foi incentivando surgiu a inspiração para escrever o poema e colocar no livro. O que eu mais gostei foi a união, passamos a trocar ideias e discutíamos sobre os poemas dos colegas”, contou um dos autores do livro, o estudante José Alberto Nascimento, de 11 anos.
A professora relata como surgiu a ideia de publicar um livro com a produção dos estudantes. ” Após os jurados gostarem da produção, levamos os poemas a um evento em que estava presente a secretária municipal de Educação, a professora Ana Dayse Dorea, e ela apoiou a ideia da publicação do livro. Existe a possibilidade do livro ser lançado na Bienal e as crianças estão muito felizes”, disse a professora.
Os poemas já estão alcançando espaços fora da cidade. Com base nas boas críticas, a professora Marilda escreveu as produções da turma na 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP), que tem como tema “O Lugar onde vivo”.
Um dos estudantes da escola, o menino José Alberto Nascimento, já foi selecionado para a etapa estadual da competição. “O texto dele fala sobre as belezas de Maceió e foi selecionado para a etapa escolar, pela etapa municipal, e agora está na etapa estadual. Caso também seja classificado, o Alberto será semifinalista nacional, concorrendo com estudantes de todo o Brasil na Olimpíada de Língua Portuguesa”, comemorou a professora Marilda.
“Nós aprendemos que os títulos dos poemas têm que chamar atenção para o texto, que uma palavra precisa rimar com a outra e sabemos o que é um versinho e uma estrofe, por exemplo”, disse a aluna Samaely da Silva Tenório, uma das estudantes e autoras do livro.
Veja também
Últimas notícias
 
            Alagoas ultrapassa a meta de imunização da campanha de vacinação antirrábica de 2025
 
            Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Senador Rui Palmeira
 
            Pesquisa: 8 em cada 10 moradores de favelas no Rio aprovam megaoperação
 
            Líder do CV que escapou de megaoperação no Rio é preso em São Paulo
 
            Duplicação da BR-101 em Alagoas avança e deve ser concluída até 2026
 
            Ao lado do presidente Lula, Rafael Brito participa da sanção do ‘SUS da Educação’
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                             
                                            