Estudantes produzem livro de poesias sobre Maceió
Trabalho teve início em 2018 durante o Projeto Minha Maceió
Alunos da Escola Municipal Nosso Lar, localizada no bairro Ponta Grossa, terão seus trabalhos publicados em um livro. Os estudantes cursam o 5º ano do Ensino Fundamental e foram estimulados a produzir poesias pela professora da unidade de ensino, Marilda Maria Lima.
De acordo com a professora, o trabalho teve início em 2018 durante o Projeto Minha Maceió.“Começamos mostrando o gênero poema, o que era o poema, o que era um verso e o que era uma estrofe. Após essa etapa, propusemos um concurso de poemas, no qual para concorrer eles deveriam escrever um texto falando sobre a cidade de Maceió”, detalhou Marilda.
Para o aluno José Alberto, a experiência com a poesia foi positiva, mesmo que de início tenha parecido um desafio. “No início não tive interesse, mas depois que a tia foi incentivando surgiu a inspiração para escrever o poema e colocar no livro. O que eu mais gostei foi a união, passamos a trocar ideias e discutíamos sobre os poemas dos colegas”, contou um dos autores do livro, o estudante José Alberto Nascimento, de 11 anos.
A professora relata como surgiu a ideia de publicar um livro com a produção dos estudantes. ” Após os jurados gostarem da produção, levamos os poemas a um evento em que estava presente a secretária municipal de Educação, a professora Ana Dayse Dorea, e ela apoiou a ideia da publicação do livro. Existe a possibilidade do livro ser lançado na Bienal e as crianças estão muito felizes”, disse a professora.
Os poemas já estão alcançando espaços fora da cidade. Com base nas boas críticas, a professora Marilda escreveu as produções da turma na 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP), que tem como tema “O Lugar onde vivo”.
Um dos estudantes da escola, o menino José Alberto Nascimento, já foi selecionado para a etapa estadual da competição. “O texto dele fala sobre as belezas de Maceió e foi selecionado para a etapa escolar, pela etapa municipal, e agora está na etapa estadual. Caso também seja classificado, o Alberto será semifinalista nacional, concorrendo com estudantes de todo o Brasil na Olimpíada de Língua Portuguesa”, comemorou a professora Marilda.
“Nós aprendemos que os títulos dos poemas têm que chamar atenção para o texto, que uma palavra precisa rimar com a outra e sabemos o que é um versinho e uma estrofe, por exemplo”, disse a aluna Samaely da Silva Tenório, uma das estudantes e autoras do livro.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
