Decreto de Bolsonaro abre caminho para privatização da Ceagesp
Com terceiro maior centro de distribuição de alimentos do mundo, estatal é incluída no Programa Nacional de Desestatização após anos de prejuízos
Em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira 7, o presidente Jair Bolsonaro incluiu a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que atua como um elo na distribuição de alimentos em todo o país, no Programa Nacional de Desestatização (PND). Estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, a companhia teve sua desestatização recomendada em setembro pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), secretaria vinculada ao governo federal que promove estudos sobre privatizações.
Carca de 30% de tudo que é comercializado nas centrais de abastecimento do Brasil passa pela Ceagesp, segundo dados divulgados em maio, na ocasião em que a empresa completou 50 anos de atuação. Na Grande São Paulo, onde está sediada, a companhia está envolvida na distribuição de 60% de tudo que é consumido em hortícolas e pescados.
De acordo com o PPI, a Ceagesp “não tem logrado êxito econômico e financeiro em suas operações, tendo compensado seus prejuízos com receitas financeiras da alienação de ativos, o que acende um alerta para a possibilidade de que a empresa venha a necessitar de recursos oriundos do Orçamento Geral da União”. O órgão informa que a companhia apresentou prejuízos nos últimos três anos – 15 milhões de reais em 2016, 17,5 milhões de reais em 2017 e 9 milhões de reais em 2018.
Desde 1997, quando foi transferida do Estado de São Paulo para a União como forma de amortização de dívida, a Ceagesp é uma empresa pública federal, sob a forma de sociedade anônima, que tem como compromisso estatutário executar a política de abastecimento alimentar no país. Atualmente, a União detém 99,68% da composição societária da companhia e não está definida a porcentagem que seria aberta para aquisição da iniciativa privada.
Os produtos comercializados pela estatal provêm de 1.436 municípios, de 23 Estados brasileiros e de outros 24 países. Sua estrutura atualmente é composta por 35 armazéns e 13 entrepostos no Estado de São Paulo – sendo um deles, o Entreposto Terminal São Paulo, o terceiro maior centro de comercialização atacadista de perecíveis do mundo e maior da América Latina.
Com mais de 700 mil m², o centro de distribuição paulistano recebe diariamente cerca de 12 mil veículos e mais de 50 mil pessoas – somando consumidores e comerciantes -, movimentando aproximadamente 3 milhões de toneladas de produtos por ano, incluindo frutas, legumes, verduras, pescados e flores.
O decreto deixa a cargo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a execução e o acompanhamento dos atos necessários à desestatização da companhia.
Veja também
Últimas notícias
Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Motociclista morre em colisão com caminhão em União dos Palmares
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Homem é flagrado com faca durante abordagem policial em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
