[Vídeo] Parque Ceci Cunha amarga abandono pela gestão municipal
Lixo e entulho se acumulam no local que foi construído como espaço de convivência
A área central do Parque Ceci Cunha, que já foi um dos pontos mais movimentados de Arapiraca, hoje é evitado por pedestres. A praça inaugurada pela então prefeita Célia Rocha no ano 2000, foi um marco da mudança da paisagem urbanistica de Arapiraca, que se destacava como espaço público de lazer e prática de esportes. Localizada bem próximo ao palanque montado para o desfile cívico-militar comemorativo do aniversário de emancipação política de cidade, a praça é o retrato do abandono da gestão municipal.
Como parte da série "Arapiraca: 95 anos em 7Segundos" trazemos hoje reportagem sobre a atual situação da praça, que ao longo dos últimos 19 anos passou por obras e recebeu investimentos, mas que perdeu o brilho de antes.
Quando foi inaugurada, a primeira parte do Parque Ceci Cunha com seus jardins e arcos, se tornou o ponto de encontro para os moradores de Arapiraca, seja para encontrar os amigos próximo à fonte, fazer caminhadas, jogar nos dois campinhos de areia ou na quadra poliesportiva, ou ainda andar de skate e patins na pista construída para o esporte. Numa dessas reformas, a praça recebeu investimento de R$ 1,4 milhão do Ministério do Turismo, em 2014, para revitalizar os equipamentos esportivos e que contemplava também a iluminação pública do Mercado do Artesanato e do Bosque das Arapiracas.
Durante sua gestão, Luciano Barbosa chegou a incluir o Parque Ceci Cunha dentro de um grande projeto para mudar a paisagem urbanística de Arapiraca. Ele pretendia integrar o parque, desde o Bosque das Arapiracas até a Área Verde, no bairro Novo Horizonte. A ideia, no entanto, esbarrou na desapropriação de estabelecimentos comerciais na região depois do Mercado do Artesanato, para a construção de praças e abertura de novas ruas e acessos ao Centro de Arapiraca.
Hoje, 19 anos depois da inauguração, são poucas as pessoas que continuam utilizando os equipamentos esportivos no parque Ceci Cunha. No final da tarde é possível encontrar poucas pessoas fazendo caminhadas no percurso do entorno da praça, evitando o lixo, entulhos e a falta de segurança na região.