Eleições

Campanha milionária: Fabiana Pessoa gasta mais do que soma total de todos dos outros candidatos

Total das despesas pelos cinco candidatos e Luciano Barbosa é menor que o gasto declarado pela prefeita

Por 7Segundos 11/11/2019 08h08 - Atualizado em 11/11/2020 16h04
Campanha milionária: Fabiana Pessoa gasta mais do que soma total de todos dos outros candidatos
Fabiana Pessoa e Everton Santiago - Foto: Assessoria

Mesmo declarando não ter nenhum bem em seu nome à Justiça Eleitoral, a prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) tem a campanha mais cara das eleições em Arapiraca. O somatório dos gastos dos outros candidatos - incluindo Luciano Barbosa (MDB) que teve o registro indeferido na segunda (09) - não chega a alcançar o total de despesas declaradas pela candidata até o último dia 07. Fabiana gastou R$ 1.350.822,03, enquanto os demais, juntos, gastaram um total de R$ 1.141.129,85, conforme dados divulgados pelo Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral.

Os demais candidatos apresentam despesas modestas se comparados à Fabiana Pessoa, que também é a candidata com maior receita entre os postulantes à prefeitura de Arapiraca. Conforme os dados, ela recebeu R$ 1.207.322,70. Ou seja, ela já gastou cerca de R$ 140 mil a mais que o total de receita da campanha. 

E a direção nacional do Republicanos - cujo esposo da candidata, o deputado federal Severino Pessoa exerce grande influência - está investindo pesado para reeleger a prefeita. Do total da receita, 98% ou R$ 1.192,310,70 foi doado pelo partido. Outros R$ 15 mil foram doados por Severino Pessoa, e por Randerson Pessoa, e correspondem a cessão de veículos utilizados durante a campanha eleitoral.

Fabiana Pessoa gastou R$ 317 mil apenas em publicidade por adesivos, valor que corresponde a 23% do total das despesas. Uma única empresa desse tipo, José A. da Silva, recebeu R$ 228.018,59. A candidata também gastou R$ 95 mil com a empresa Alas Comunicação Ltda, que ficou responsável pela coordenação geral dos programas de rádio e inserções. Ainda em serviços de comunicação e publicidade, a prefeita gastou R$ 14 mil em impulsionamento de conteúdos no Facebook. Ou seja, ela pagou para que as publicações em sua página na rede social tivessem um alcance maior que o original.

Os candidatos à prefeitura de Arapiraca tiveram teto de gastos estabelecidos em R$ 2.237.191,48, e Fabiana Pessoa é quem mais se aproxima desse valor. Enquanto isso, Cláudio Canuto (Patriota), que é o mais rico entre os prefeitáveis, tem gastos de campanha bem mais humildes. Conforme os valores atualizados em 06 de novembro, ele gastou R$ 354.348,56. Desse total, 39% corresponde a pagamento de publicidade por materiais impressos. José A. da Silva, que é também a empresa que recebeu o maior volume de pagamentos de Fabiana Pessoa, aparece no topo da lista das despesas de Canuto, com R$ 109.259,36, ou 31% do total da despesa do candidato.

Canuto, no entanto, arrecadou menos que o valor total das despesas. A receita total dele, até o momento, é de R$ 193.400,00. 72% desse valor ou R$140 mil, corresponde à doação feita pela direção nacional do Patriota. O restante corresponde a doações feitas por pessoas físicas, entre elas o próprio candidato, e também a esposa dele.

Com exceção de Lindomar Ferreira (PSOL) que até o momento não registrou nenhuma receita ou despesa à Justiça Eleitoral, o candidato Hector Martins (Cidadania) tem a campanha mais modesta entre os políticos que disputam a eleição majoritária. Conforme dados atualizados no dia 04 de novembro, o ex-presidente da OAB Arapiraca gastou pouco mais de R$ 50.930,90. Desse total, R$ 38 mil foram gastos com publicidade por materiais impressos, valor que corresponde em torno de 75% do total de gastos, que foram pagos à empresa Santana & Sacramento Ltda.

O Diretório Estadual do Cidadania doou R$ 207.550 à campanha de Hector Martins, valor que corresponde a mais de 98% do total da receita de campanha, que é de R$ 209.650. O restante do valor foi doado pela esposa do advogado, e Anderson Lino de Almeida, que fez doação de um jingle para a campanha.

Enquanto isso, Gilvânia Barros (Solidariedade) foi a candidata que recebeu o maior volume de doações de pessoas físicas. Do total de R$ 169.194,81, 40% foram doados por cinco pessoas, além da própria vereadora. Os outros doadores são da família da candidata, como é possível identificar pelos sobrenomes Barros e Pereira. Do total arrecadado, a vereadora já gastou quase tudo com as despesas de campanha, que somam - até a atualização no dia 22 de outubro - R$ 145.279,30. Desse valor, 27,5% foram gastos com serviços prestados por terceiros. A empresa que recebeu a maior quantia foi o Grupo de Marketing São Judas Tadeu Ltda no valor de R$ 40 mil.

Já o candidato Tarcizo Freire (Progressistas) teve como o maior gasto de campanha as atividades de militância e mobilização de rua, correspondendo a 26% do total de R$ 202.847,24, conforme o declarado por ele na última atualização, em 24 de outubro. Mesmo assim, a empresa que recebeu o maior valor do candidato foi a Vac Taboza Comunicação, que prestou serviços de marketing eleitoral, e recebeu R$ 30 mil. A empresa José A. da Silva, que faz publicidade por adesivos, recebeu R$ 24.283. O deputado estadual tem R$ 250 mil de receita, R$ 200 mil doados pelo diretório estadual do Progressistas, e o restante doados por ele próprio à campanha.

Luciano Barbosa (sem partido), que teve o registro de candidatura indeferido e recorre da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral, gastou um total de R$ 387.723,85. Desse total, 39% foram usados para pagar um escritório de advocacia, a Gomes Pereira Advogados, que embolsou R$ 150 mil. O segundo maior gasto, no valor de R$ 55 mil, foi com o escritório de contabilidade Nogueira, Albuquerque e Freire Associados S/S. Ele também pagou R$ 48.250 para atividades de militância e mobilização de rua a 32 pessoas. Os gastos com publicidade por adesivos e por materiais impressos somam R$ 46.416,98, com um total de 17 lançamentos na prestação de contas à Justiça Eleitoral.

O vice-governador, que foi expulso do MDB tem como principal receita a doação feita por outra legenda, o Partido Liberal (PL), que integra a coligação “Para Arapiraca voltar a crescer”. O diretório nacional da sigla fez doação de R$ 600 mil para Luciano Barbosa fazer campanha em Arapiraca, montante que corresponde a 93% do total da receita do político, que chega a R$ 644.147,80. O restante do valor, correspondente a pouco menos de 7%, são oriundos de doações feitas por pessoas físicas.