Cidades

Obra parada: Moradores protestam em rua usada em propaganda de Fabiana Pessoa

Segundo moradores, após pavimentação de cerca de 150 metros da rua, obra paralisou

Por 7Segundos 15/10/2020 08h08 - Atualizado em 15/10/2020 14h02
Obra parada: Moradores protestam em rua usada em propaganda de Fabiana Pessoa
Moradores protestam em rua usada em propaganda de Fabiana Pessoa - Foto: Ewerton Silva/ 7segundos

Mais uma vez os moradores do bairro Santa Esmeralda, em Arapiraca, fizeram um protesto reivindicando a pavimentação da rua José Timóteo de Amorim. Essa é a terceira manifestação feita pelo grupo de moradores, nas duas primeiras eles fizeram carreatas em meio à lama e pontos de alagamento durante o período chuvoso. Desta vez, o objetivo é mostrar que mesmo sem chuvas, os motoristas enfrentam dificuldade em transitar pelo local.

"Conversamos com o pessoal da prefeitura e a obra foi iniciada. A gente achava que nosso problema estava resolvido, mas um mês depois a obra parou. Apenas 150 metros do começo da rua foi calçado e a obra foi paralisada. O trecho mais complicado, que é onde fazemos os protestos, continua do mesmo jeito", afirmou Sidrônio Monteiro, morador do local.

A obra de pavimentação na rua José Timóteo de Amorim aparece na propaganda da candidata à reeleição Fabiana Pessoa (Republicanos). Em uma postagem em suas redes sociais, a prefeita exibe uma montagem estilo "antes e depois", uma delas mostrando a rua alagada e outra a rua pavimentada, com a seguinte mensagem: "Ruas alagadas e cheias de lama vão dicar apenas no registro do passado".

No entanto, a reportagem do 7Segundos percorreu toda a rua e constatou que as imagens que aparecem na postagem se referem a dois pontos diferentes na mesma rua e que o trecho onde ocorriam os alagamentos durante o período chuvoso permanecem sem pavimentação.

"Nosso protesto não tem um viés político, não estamos comprometidos com nenhum candidato. Tudo que a gente quer é que as obras sejam retomadas, que a prefeitura mandem os trabalhadores para fazer o serviço", declarou.

De acordo com Sidrônio Monteiro, a única coisa que falta é realmente o envio de operários para dar continuidade à pavimentação. "A gente até entenderia se a obra tivesse parado devido a falta dos materiais necessários, mas esse não é o problema, porque tem aqui uma caçamba de pedra e de areia. Parece que a prefeitura resolveu dar atenção a outras ruas ao invés da nossa, porque falta apenas os trabalhadores vir fazer o serviço", declarou.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Arapiraca, que negou que a obra de pavimentação está paralisada. A assessoria de comunicação informou 50% da obra teria sido concluída e o ritmo de trabalho foi desacelerado devido a dificuldade de aquisição de matéria-prima, conforme a nota publicada abaixo:

NOTA

A PREFEITURA DE ARAPIRACA, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, ESCLARECE QUE A OBRA DE PAVIMENTAÇÃO DA RUA JOSÉ TEMÓTEO DE AMORIM, LOCALIZADA NO BAIRRO SANTA ESMERALDA, NÃO ESTÁ PARALISADA.

APÓS DÉCADAS SEM RECEBER A ATENÇÃO DO PODER PÚBLICO, A CITADA RUA FINALMENTE COMEÇOU A SER PAVIMENTADA NA ATUAL GESTÃO, OU SEJA, HÁ MENOS DE 50 DIAS, E CUJA OBRA ENCONTRA-SE PRATICAMENTE 50% CONCLUÍDA.

POR CONTA DA PANDEMIA, A EMPRESA RESPONSÁVEL PELA OBRA ALEGA ESTAR COM DIFICULDADES PARA ENCONTRAR MATÉRIA PRIMA DISPONÍVEL NO MERCADO, MOTIVO PELO QUAL A OBRA FOI DESACELERADA, PORÉM NÃO PARALISADA.

A PREFEITURA VEM MANTENDO TODOS OS ESFORÇOS NO SENTIDO DE FINALIZAR A PAVIMENTAÇÃO NÃO SOMENTE DA RUA JOSÉ TEMÓTEO, MAS DE DEZENAS DE OUTRAS VIAS, CUJAS OBRAS ENCONTRAM-SE EM ANDAMENTO EM DIVERSOS BAIRROS DA CIDADE.