PEC de Bolsonaro que prega extinção de fundos federais acaba com Fundo Amazônia
A chamada "PEC dos Fundos" busca utilizar o dinheiro dos fundos para abater parte da dívida pública. O Fundo Amazônia tem R$ 1,8 bi aplicado em projetos de conservação do bioma
A proposta do governo de Jair Bolsonaro de pôr fim a mais de 200 fundos federais também coloca em xeque o Fundo Amazônia, responsável por projetos de preservação do bioma. Apenas este fundo tem R$ 1,8 bi aplicado em atividades de conservação na floresta, sendo parte dos recursos proveniente de outros países, como a Alemanha.
A chamada PEC dos Fundos de Bolsonaro foi entregue por Paulo Guedes ao Senado no começo do mês, e busca utilizar o dinheiro parado nos fundos para abater parte da dívida pública. No entanto, estão na mira alguns investimentos importantes, como ao meio ambiente, infraestrutura e educação.
De acordo com Daniela Lima, da Folha de S.Paulo, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deve se mobilizar para manter o da Amazônia, “mas sob novas bases”. O ministro deverá buscar meios de articular projetos de regularização fundiária com o apoio do setor privado.
Segundo o olhar de especialistas, trata-se de mais um desmonte no âmbito do meio ambiente. “Desmontaram Inpe, Ibama, ICMBio e Fundo Amazônia… O governo deu sinal para ligar a motosserra e acender a queimada”,disse o deputado e ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc (PSB-RJ).
Dados divulgados nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revela que a área desmatada na Amazônia foi de 9.762 km² entre agosto de 2018 e julho de 2019, um aumento de 29,5% em relação ao período anterior (agosto de 2017 a julho de 2018) que teve 7.536 km² de área desmatada.
Veja também
Últimas notícias
Sine Maceió oferece 716 vagas de emprego nesta segunda-feira (1º)
Caso Cláudia Pollyanne: Polícia conclui inquérito e indica dono de clínica por homicídio doloso
Polícia prende em SP acusado de esfaquear homem em bar de Arapiraca
Azul Linhas Aéreas deve indenizar cliente que teve mala quebrada durante viagem
Prefeita Tia Júlia realiza segunda entrega de EPIs aos servidores do Matadouro Público Municipal
Polícia prende suspeito de atropelar e arrastar mulher na Zona Norte de São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
