PEC de Bolsonaro que prega extinção de fundos federais acaba com Fundo Amazônia
A chamada "PEC dos Fundos" busca utilizar o dinheiro dos fundos para abater parte da dívida pública. O Fundo Amazônia tem R$ 1,8 bi aplicado em projetos de conservação do bioma

A proposta do governo de Jair Bolsonaro de pôr fim a mais de 200 fundos federais também coloca em xeque o Fundo Amazônia, responsável por projetos de preservação do bioma. Apenas este fundo tem R$ 1,8 bi aplicado em atividades de conservação na floresta, sendo parte dos recursos proveniente de outros países, como a Alemanha.
A chamada PEC dos Fundos de Bolsonaro foi entregue por Paulo Guedes ao Senado no começo do mês, e busca utilizar o dinheiro parado nos fundos para abater parte da dívida pública. No entanto, estão na mira alguns investimentos importantes, como ao meio ambiente, infraestrutura e educação.
De acordo com Daniela Lima, da Folha de S.Paulo, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deve se mobilizar para manter o da Amazônia, “mas sob novas bases”. O ministro deverá buscar meios de articular projetos de regularização fundiária com o apoio do setor privado.
Segundo o olhar de especialistas, trata-se de mais um desmonte no âmbito do meio ambiente. “Desmontaram Inpe, Ibama, ICMBio e Fundo Amazônia… O governo deu sinal para ligar a motosserra e acender a queimada”,disse o deputado e ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc (PSB-RJ).
Dados divulgados nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revela que a área desmatada na Amazônia foi de 9.762 km² entre agosto de 2018 e julho de 2019, um aumento de 29,5% em relação ao período anterior (agosto de 2017 a julho de 2018) que teve 7.536 km² de área desmatada.
Veja também
Últimas notícias

Rafael Brito participa de programa de desenvolvimento da infância na Universidade Harvard

Justiça suspende reintegração de posse em Joaquim Gomes

Maternidade fecha por falta de pagamento e Estado oferece solução pela metade, diz Cabo Bebeto

Acidente grave é registrado na noite desta quinta-feira (5) no bairro Cacimbas, em Arapiraca

Quarto de residência pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em União dos Palmares

Governador Paulo Dantas entrega a quarta creche Cria na capital, Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
