Guedes ameaça volta da ditadura: “Não se assustem se alguém pedir o AI-5”
Ministro faz referência à afirmação de Eduardo Bolsonaro, que também alegou a necessidade de um "novo AI-5" caso a esquerda radicalizasse

Durante entrevista coletiva em Washington D.C., nesta terça-feira (26), o ministro da Economia, Paulo Guedes, irritou-se ao comentar a saída de Lula da prisão e afirmou que os discursos do ex-presidente justificam um acirramento das ações no governo de Jair Bolsonaro. Inclusive, Guedes sugeriu a implementação do AI-5, instrumento da ditadura militar, para reprimir possíveis manifestações de rua.
“É irresponsável chamar alguém pra rua agora pra fazer quebradeira. Pra dizer que tem que tomar o poder. Se você acredita numa democracia, quem acredita numa democracia espera vencer e ser eleito. Não chama ninguém pra quebrar nada na rua. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo pra quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente?”, disse Guedes, em referência ao período da ditadura militar brasileira.
O Ato Institucional Nº5, originalmente editado em 1968, fechou o Congresso e cassou as liberdades individuais durante os anos de chumbo. Ao mencioná-lo, Guedes faz referência à afirmação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que alegou, no fim do mês passado, a necessidade de reeditar o AI-5 caso a esquerda radicalizasse.
O ministro ainda culpou a polarização “entre PT e Lula” como responsável pelo projeto de lei enviado pelo Planalto ao Congresso essa semana para instituir o excludente de ilicitude para policiais e agentes do Exército que estejam nas ruas em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Pelo texto do projeto, aqueles que usem de força excessiva no exercício da função não sofrerão punições criminais: “Não sei quem está pedindo pra o povo ir pra rua pra quebrar tudo. Tudo bem? Não sei quem está pedindo pra botar a excludente de ilicitude: ‘Você vem pra rua’, a gente amansa essa bagunça aí na rua. Vamos embora, vamos escalar isso aí.”
Veja também
Últimas notícias

Em um dia, choveu em Arapiraca o equivalente ao mês inteiro de agosto do ano passado
![[Vídeo] Polícia aponta tráfico como motivação para homicídio de empresário na Ponta Verde](https://img.7segundos.com.br/GPyJhIkEpfSHNBdc6zFQFGmwNKw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/homem-e-baleado-dentro-de-carro-de-luxo-na-ponta-v-00827663-a302c03e948c880e13221640626e4a5c-7-1.png)
[Vídeo] Polícia aponta tráfico como motivação para homicídio de empresário na Ponta Verde

Alagoas recebe evento internacional de Ciências da Informação

Fabio Costa participa de ocupação da mesa diretora da Câmara contra abusos do Judiciário

Câmeras flagram dupla suspeita de tentativa de homicídio em fuga no Jacintinho

Sede histórica da CBTU em Maceió passa por reforma; projeto foi avaliado em R$ 616 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
