Monumento histórico é reconstruído após ato de vandalismo em Penedo
Cruz de Pedra representa expulsão dos holandeses de Penedo
A Prefeitura de Penedo, cidade histórica localizada na região do baixo São Francisco de Alagoas, recuperou mais um monumento da cidade cujo patrimônio resguarda parte da memória nacional. A valorização do acervo histórico, uma das marcas da administração Terra do Desenvolvimento e da Cultura, devolve um símbolo da bravura dos penedendes, a Cruz de Pedra erguida em homenagem a vitória sobre os holandeses, expulsos em 1645 do mais importante porto do Rio São Francisco da época.
A escultura feita com pedra retirada da Rocheira de Penedo havia ruído, provavelmente por ato de vandalismo, em abril de 2018. Para evitar a perda da escultura e assegurar a sua restauração, o governo liderado por Március Beltrão e Ronaldo Lopes recolheu os pedaços do monumento instalado na Praça Clementino do Monte, mais conhecida como Praça da Igreja do Senhor do Pobres.
Reconstruída pelo restaurador Cristiano Gregório, a Cruz de Pedra já foi devolvida ao seu local de origem e será oficialmente devolvida ao público nesta sexta-feira (29) às 18 horas, solenidade com participação do Padre Edinaldo dos Santos para abençoar a obra de alta relevância, não só para a população penedense, mas também de Alagoas e do Brasil.
Últimas notícias
Programa Celular Seguro orienta população e divulga lista de aparelhos recuperados
Polícia prende homem com maconha e cocaína em Maceió
Polícia Civil recupera celular furtado na orla de Pajuçara
Polícia Civil investiga morte de empresário encontrado dentro de carro na Praia da Sereia
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro
[Vídeo] PT inaugura nova sede em Maceió com auditório e loja de produtos do partido
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
