Agentes de Trânsito de Arapiraca desmentem notícia lançada pela Prefeitura
SINDATRAN-AL lançou uma nota oficial
Uma notícia publicada nesta quinta-feira (19), no site da Prefeitura de Arapiraca e em um Blog, sobre melhorias para os Agentes de Trânsito de Arapiraca, foi desmentida pela categoria.
Segundo informações, as gratificações e benefícios citadas na matéria foram feitas ainda na gestão da ex-prefeita Célia Rocha dentre elas, o fardamento com padrão de qualidade nacional, adicional de periculosidade concedido aos agentes.
Ainda segundo informações, a categoria diz estar sendo perseguida por questões políticas, pois o superintendente Ricardo Teófilo, é irmão do prefeito Rogério Teófilo. Eles ainda pleteiam uma reunião com o prefeito e o superintendente, para reinvidicar as melhorias, mas os agentes ainda não foram recebidos pela gestão.
Leia nota na íntegra:
Fora veiculado, no blog do Bernadino Souto Maior, bem como no site oficial da Prefeitura de Arapiraca, que a categoria dos Agentes de Trânsito de Arapiraca pleiteam um acordo ilegal com a Prefeitura.
Imperioso se faz esclarecer que as reivindicações dos Agentes de Trânsito são legítimas e, sobretudo, estão dentro da legalidade, uma vez que encontram respaldo Constitucional.
A título de esclarecimento, no ano de 2014 fora promulgada a Emenda Constitucional n. 82, a qual inseriu a categoria dos Agentes de Trânsito no parágrafo 10, do artigo 144 da Constituição Federal, que trata da Segurança Pública.
Com a referida inserção dos Agentes de Trânsito no rol da segurança pública, e o respectivo aumento das atribuições, muitos municípios do porte de Arapiraca já estão contemplando seus Agentes de Trânsito com o nível superior, a exemplo de Mossoró-RN, Imperatriz-MA, Alagoinhas-BA, dentre outras.
A Prefeitura Municipal de Arapiraca veiculou uma notícia que não condiz com a realidade, onde alega que foram concedidas algumas melhorias à categoria dos Agentes de Trânsito.
A bem da verdade, algumas das melhorias citadas foram conquistadas na gestão da ex-prefeita Célia Rocha:
- Promulgação da Lei n. 3150/2015 que concedeu auxílio fardamento e auxílio protetor solar aos Agentes de Trânsito;
- Promulgação da Lei n. 3003/2014 que alterou a nomenclatura de "fiscal de trânsito" para "Agente da Autoridade de Trânsito". Tal lei também regulamenta as gratificações recebidas pelos Agentes da SMTT Arapiraca;
- Aprovação da gratificação por periculosidade no valor de 30% de um salário mínimo para todos os Agentes de Trânsito, prevista na Lei n.2127/2000.
No tocante às reivindicações da categoria dos Agentes de Trânsito, necessário esclarecer que o que está sendo pleiteado é um salário justo e compatível com o grau de complexidade das atribuições exercidas pelos respectivos servidores públicos.
A título de exemplo, em municípios como Penedo e Palmeira dos Índios, o salário base dos Agentes de Trânsito chega a ser o dobro do salário base dos Agentes de Arapiraca.
É importante frisar que,
de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, no art. 320, a receita arrecadada com a cobrança das multas deverá ser aplicada, de maneira exclusiva, em sinalização, engenharia de tráfego e campo, policiamento, fiscalização e educação.Estamos aguardando um espaço na Tribuna da Câmara de Vereadores de Arapiraca, onde alertaremos os parlamentares e toda a população sobre a realidade que os Agentes de Trânsito estão enfrentando.
Diante de todo o exposto, comunicamos que algumas ações estão sendo adotadas pela categoria com o objetivo de melhor atender à população arapiraquense.
Estamos abertos ao diálogo e à negociação, aguardando que o Prefeito possa nos receber nos próximos dias com alguma proposta concreta que atenda os anseios da categoria.
José Glauco O
, Presidente do SINDATRAN-ALCategoria unidade, sindicato forte!
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
