Sindicato dos Trabalhadores Rurais protocolou mais de 200 pedidos de aposentadorias e benefícios rurais
O ano de 2019 foi marcado por uma série de discussões sobre a reforma previdenciária

A Reforma da Previdência Social foi um dos assuntos mais comentados em 2019, principalmente em referência as aposentadorias rurais. Após uma série de discussões junto ao Governo e o Congresso Nacional, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais continuam fornecendo as declarações para que as pessoas possam ingressar no regime de aposentadoria. Também foi mantida a regra onde a mulher se aposenta com 55 anos e homem com 60 anos.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais- Agricultores e Agricultoras Familiares de Arapiraca, informou que neste ano de 2019 protocolou 201 processos relacionados a solicitações de aposentadorias rurais, além de benefícios como salário maternidade rural, auxílio doença e pensão por morte.
Ainda de acordo com os números, de forma administrativa, o INSS concedeu 60 benefícios e outros 58 foram conseguidos na Justiça. Além disso, 83 processos foram negados na Justiça, incluindo 16 processos de aposentadoria rural, 60 de salário maternidade rural, cinco de auxílio doença e outros dois de pensão por morte.
Orientação
Embora seja possível juntar a documentação e solicitar a aposentadoria direto no INSS, a orientação do presidente do STR Arapiraca, Geraldo Balbino, é que os trabalhadores rurais procurem a Instituição e recebam as orientações corretas sobre as regras atuais para que a pessoa possa ingressar no regime de aposentadoria rural.
Inclusive com apoio jurídico, os trabalhadores buscam os dados que servirão de base para o encaminhamento da documentação, a exemplo das informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e da própria Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Veja também
Últimas notícias

Bombardeio dos EUA a porto mata dezenas no Iêmen

Polícia Civil efetua prisão em flagrante por violência doméstica em Maceió

Incêndio em lancha deixa dez pessoas feridas na praia de Maragogi

Suspeito foragido da Justiça de Mato Grosso é preso em Porto Calvo após abordagem do Pelopes

Advogado suspeito de agredir namorada passa mal antes de ser levado ao Baldomero Cavalcanti

Segurança nas estradas: confira dicas para viajar com tranquilidade no feriadão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
