Sindicato de Trabalhadores Rurais comemora 50 anos de fundação em Arapiraca
Entre as mais recentes ações, está a busca pelo combate a violência contra a mulher do campo

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Arapiraca comemora, no próximo domingo (22) seus 50 anos de fundação. A diretoria informou que irá realizar uma confraternização no Clube dos Sargentos, no bairro Boa Vista, a partir das 8 horas da manhã. De acordo com o atual presidente, Geraldo Balbino, o objetivo é reunir os trabalhadores e homenagear associados e ex-dirigentes.
O Sindicato dispõe atualmente de 1.850 sócios ativos, no entanto, pelos cálculos da Instituição, as ações beneficiam pelo menos 18 mil pessoas por ano. “Somos uma entidade de classe, trabalhamos para o agricultor e agricultora. Não apenas para o associado. Existem ações importantes como aquelas voltadas para a concessão de aposentadorias e benefícios rurais, programa de aquisição de alimentos (PAA), financiamentos junto aos bancos, entre outros. Isso faz com que o número de pessoas atendidas seja bem maior, abrange não somente os associados,” enfatiza Geraldo Balbino.
Integrante do Polo do Agreste, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais celebrou recentemente um convênio com a Equatorial Energia, garantindo um desconto de 24% nas contas de energia para quem trabalha e mora no campo. Além disso, tem participado ativamente de ações promovidas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG-AL), a exemplo das feiras da agricultura familiar, projetos ligados à produção de orgânicos. Ultimamente vem trabalhando também no combate a violência contra mulher do campo.
A História
Criado na década de 1960, a primeira diretoria empossada teve como presidente José Manoel da Silva. José Pedro dos Santos foi o segundo presidente da entidade. Em 1974 ocorreu um fato histórico: Maria Pereira de Carvalho foi a primeira mulher eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela também foi a primeira mulher a dirigir uma entidade sindical no Estado de Alagoas.
Após cumprir vários mandatos, Maria Pereira foi substituída por Genivaldo Oliveira da Silva, eleito em 20 de agosto de 1989. Também exerceram mandatos de presidente João dos Santos e Geraldo Balbino da Silva, que está atualmente cumprindo seu mandato.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
