Produtores rurais são convocados para audiência coletiva sobre aprendizagem profissional
Evento será realizado nesta quarta-feira (4) na sede do Senar Alagoas, em Maceió

Mais de 200 produtores rurais foram convocados para participar de uma audiência coletiva sobre aprendizagem profissional que será realizada nesta quarta-feira (4), a partir das 9 horas, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Alagoas, em Maceió. O evento é uma realização do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/AL), em parceria com o Senar.
O objetivo da audiência é apresentar aos produtores os benefícios da aprendizagem profissional e divulgar as turmas de capacitação que serão ofertadas em alguns municípios estratégicos a partir de 2020. As cidades serão definidas de acordo com as microrregiões onde há maior número de propriedades que precisam contratar jovens aprendizes. A expectativa é de que as aulas comecem no próximo mês de fevereiro.
“O Ministério Público do Trabalho, a Fiscalização do Trabalho e o Senar estão juntos para melhorar a qualidade da mão de obra nas áreas rurais e dar oportunidade aos nossos jovens, visando, especialmente, a manutenção dessa mão de obra no campo. A população rural está envelhecendo, a atividade rural não tem sido atrativa para os jovens e nós precisamos despertar o interesse para eles se prepararem para permanecer no campo, produzindo cada vez mais”, comenta a procuradora do MPT em Alagoas, Virgínia Ferreira.
“O Senar é o grande parceiro na divulgação e na qualificação profissional da mão de obra rural em Alagoas. A nossa expectativa é fechar cinco turmas de aprendizagem para atender cerca de cem aprendizes, meninos e meninas que passarão a integrar a mão de obra de forma qualificada, protegida, e contribuirão para o aumento da produtividade nas propriedades rurais”, afirma o auditor fiscal do Trabalho Leandro Carvalho.
De acordo com a legislação, toda propriedade com, no mínimo, sete funcionários precisa oferecer entre 5% e 15% das vagas para jovens em formação. “O objetivo do Senar também é ajudar os produtores a atenderem à esta exigência legal. Além de contribuir com o desenvolvimento do segmento rural, a aprendizagem é uma forma de auxiliar o jovem a dar os primeiros passos num mercado de trabalho cada vez mais exigente”, observa o superintendente do Senar em Alagoas, Fernando Dória.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Lagoa da Canoa entrega mais de 20 toneladas de pescado na Semana Santa

Colisão entre carro e moto deixa duas mulheres feridas na AL-115, em Igaci

Homem é assassinado a tiros nas imediações da Ladeira da Moenda, em Maceió

Polícia Civil apura homicídio nas proximidades do CT do CRB; vítima não foi identificada

Na contramão do país, Alagoas reduz número de pessoas em situação de rua no 1⁰ trimestre de 2025

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
