Produtores rurais são convocados para audiência coletiva sobre aprendizagem profissional
Evento será realizado nesta quarta-feira (4) na sede do Senar Alagoas, em Maceió

Mais de 200 produtores rurais foram convocados para participar de uma audiência coletiva sobre aprendizagem profissional que será realizada nesta quarta-feira (4), a partir das 9 horas, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Alagoas, em Maceió. O evento é uma realização do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/AL), em parceria com o Senar.
O objetivo da audiência é apresentar aos produtores os benefícios da aprendizagem profissional e divulgar as turmas de capacitação que serão ofertadas em alguns municípios estratégicos a partir de 2020. As cidades serão definidas de acordo com as microrregiões onde há maior número de propriedades que precisam contratar jovens aprendizes. A expectativa é de que as aulas comecem no próximo mês de fevereiro.
“O Ministério Público do Trabalho, a Fiscalização do Trabalho e o Senar estão juntos para melhorar a qualidade da mão de obra nas áreas rurais e dar oportunidade aos nossos jovens, visando, especialmente, a manutenção dessa mão de obra no campo. A população rural está envelhecendo, a atividade rural não tem sido atrativa para os jovens e nós precisamos despertar o interesse para eles se prepararem para permanecer no campo, produzindo cada vez mais”, comenta a procuradora do MPT em Alagoas, Virgínia Ferreira.
“O Senar é o grande parceiro na divulgação e na qualificação profissional da mão de obra rural em Alagoas. A nossa expectativa é fechar cinco turmas de aprendizagem para atender cerca de cem aprendizes, meninos e meninas que passarão a integrar a mão de obra de forma qualificada, protegida, e contribuirão para o aumento da produtividade nas propriedades rurais”, afirma o auditor fiscal do Trabalho Leandro Carvalho.
De acordo com a legislação, toda propriedade com, no mínimo, sete funcionários precisa oferecer entre 5% e 15% das vagas para jovens em formação. “O objetivo do Senar também é ajudar os produtores a atenderem à esta exigência legal. Além de contribuir com o desenvolvimento do segmento rural, a aprendizagem é uma forma de auxiliar o jovem a dar os primeiros passos num mercado de trabalho cada vez mais exigente”, observa o superintendente do Senar em Alagoas, Fernando Dória.
Veja também
Últimas notícias

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Filhote de baleia com marcas de mordida de tubarão é encontrado morto em Piaçabuçu

'Devemos sempre aliviar o bolso do trabalhador, principalmente aqueles que mais precisam', diz Daniel Barbosa
![[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher](https://img.7segundos.com.br/Z569dQY6DHI7_aBsoSkGPHh8tdw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-09-at-165344.jpeg)
[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher

Prefeitura entrega mil colchões aos afetados pelas chuvas em São Luís do Quitunde

PF vê suspeita de lavagem em R$ 44 milhões movimentados por Bolsonaro em dois anos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
